Sunday 26 July 2009

1º Centenário da Igreja da Munhuana em Maputo











Domingo 26 de Julho, por sinal, dia em que a Igreja também celebra o dia de Santa Ana, padroeira do Templo, um grupo de antigos frequentadores pretendendo associar-se a efeméride, mandará celebrar uma Missa de Acção de Graças, pelas 11 horas, na Capela das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria, sita na Rua Chaby Pinheiro, n.º 12-A, ao Campo Pequeno, em Lisboa, seguindo-se uma confraternização partilhada por todos que queiram assistir e contribuir com o seu farnel e bebidas.
Antecipadamente agradecemos a comparência e a divulgação deste evento.(Enviado por um amigo. Click nas imagens para ampliar)
A Igreja de Santa Ana de Munhuana, em Maputo, que certamente frequentou na sua infância ou adolescência, comemorou em 2 de Janeiro próximo passado, o 1.º Centenário da sua inauguração.
Recorda-se que a 1.ª pedra foi lançada em 1907, por ocasião da visita a Moçambique do Príncipe Real D.Luís Filipe e a este acto assistiram, entre outras pessoas, o jornalista Luís Vicente Álvares, fundador do jornal “O ORIENTE” e pai da Irmã Doroteia, actualmente com 93 anos de idade, que ainda se encontra ao serviço da referida Igreja, como Irmã Franciscana Missionária de Maria e cuja foto se anexa.
Devem saber que a Igreja passou a ser uma Capela, após a inauguração do novo templo. (vide foto anexa).



NOTA do José: Munhuana é uma das zonas que mais frequento em Maputo e eu fui baptizado na Igreja velha, sita na Emília Dausse. A Irmã Doroteia é uma figura muito conhecida e estimada em Maputo.

2 comments:

Anonymous said...

Se la vivesse, nao perderia estas celebracoes. Esta igreja e um dos meus pontos de referencia em Maputo, conheco muita gente que ainda vive por aquelas bandas.
Maria Helena

JOSÉ said...

Assinalou-se a data em Maputo e em Lisboa.

Como afirmei, quando estou em Maputo, ando muito por essa zona.