Monday 13 April 2009

Mensagem pascal de D. Jaime, Arcebispo da Beira

"Às vezes aquilo que assistimos no mundo e à nossa volta dá-nos a tristeza de que não temos saída nenhuma, porque o mal é tão forte, persistente. Vamos acreditar que o sofrimento de Moçambique passe a uma alegria de Jesus. Este Moçambique tem muito que ver com a injustiça entre nós mesmos. As injustiças nas nossas instituições, cidades, de indivíduos entre si. As instituições de vida pública têm dificuldades de entender a democracia e traz muito sofrimento. Há diversa compreensão de democracia em Moçambique, e pior ainda, de sua actualização”.

“Estamos a dizer que não há Justiça neste país. As cadeias estão cheias de presos que não são considerados. Todos falamos disso. Sofremos, alguns têm mais riqueza, outros nada quase. E para isto a nossa mensagem é de esperança, tendo em conta o sofrimento que Jesus passou no calvário, antes da morte. A nossa função, como Igreja, é ajudar a vencer estes males.”
“Há gerações de homens e mulheres nossos no país que estão convencidos de que a injustiça não pode continuar em Moçambique, estando a desenvolver um trabalho benéfico para esta sociedade. É preciso melhorar este País. As Igrejas todas, temos uma força moral porque estamos unidos, para buscarmos a reconciliação. Outras religiões também têm uma certa visão para a vitória sobre o sofrimento que nos aflige em Moçambique.”

“Não podemos justificar mortes daquela maneira por razões políticas, de outra natureza, que não seja razões de defesa da vida, justiça. Não podemos consentir que estes casos aconteçam porque afecta famílias.”

"A realidade é de sofrimento, mas o caminho está ir em direcção a luz, alegria”. “O desespero não nos pode levar a praticar o mal. O caminho é defender a vida dos presos. Estar ou não satisfeito daquilo que acontece no País depende de cada um.”

Fonte consultada: Canal de Moçambique, de 13/04/09.

2 comments:

Anonymous said...

Bonita mensagem pascal!!! Sera que alguem vai ouvir e tentar mudar as coisas em Mocambique? O povo mocambicano bem o merece. Maria Helena

JOSÉ said...

Acredito que muitas pessoas meditaram nestas sabias palavras.