Monday 13 April 2009

Comissão Política do MDM esteve reunida

MDM confirma que vai participar nas três eleições deste ano

Maputo (Canal de Moçambique) – A Comissão Política do Movimento Democrático Moçambicano (MDM) esteve reunida este fim de semana em Maputo e anunciou que no fim do mês de Maio vai realizar uma reunião do Conselho Nacional em Nampula para deliberar sobre os candidatos às próximas eleições gerais e provinciais que se realizarão em simultâneo este ano, em data que o chefe de Estado poderá anunciar dentro de dias.
“O Conselho Nacional é que vai decidir quem serão os candidatos do MDM. O que posso desde já garantir é que o MDM vai participar nas três eleições”, disse Daviz Simango.
O presidente do MDM, numa conferência de Imprensa promovida a meio do dia de ontem, perante todos os membros da Comissão Política, disse que pelos Estatutos do MDM cabe ao Conselho Nacional decidir quem são os candidatos do movimento. Daviz Simango confirmou que o MDM vai participar nas presidenciais, legislativas e provinciais.
Na mesma circunstância Daviz Simango referiu que o Secretário Geral do MDM só será conhecido depois da realização do Conselho Nacional em Nampula.
O «Canal de Moçambique» apurou que a referida reunião do CN está em princípio agendada para 31 de Maio.

FONTE: Canal de Moçambique

------------------------------------------------------------------------
MDM define estratégias para eleições

A Comissão Política Nacional do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) já está a definir estratégias para os pleitos eleitorais que se avizinham em todo o território nacional.

O partido liderado por Daviz Simango, actual edil da Cidade da Beira, esteve reunido sábado e domingo últimos, na cidade capital para, dentre outros aspectos, definir linhas de orientação para os embates eleitorais deste ano.

Falando ao “ O País” no fim da reunião de dois dias, Simango diz que o seu partido vai montar uma máquina de fiscalização célere dos próximos pleitos para evitar possíveis problemas eleitorais.

Num outro desenvolvimento, o presidente do MDM disse que a sua formação política está a criar condições para que o gabinete eleitoral seja operacional devendo estender o seu impacto até às estruturas locais. “A nossa intenção é garantir que estejamos em todos os actos eleitorais fisicamente a fiscalizar o voto que virá da população moçambicana.”

Simango disse ainda que “estamos a trabalhar para que o nosso Conselho Nacional de Jurisdição possa acompanhar todo o processo eleitoral.”

Falando no contexto das estratégias eleitorais, foi decidido na reunião que em cada província deverá estar afecto um membro da comissão política para desenvolver e supervisionar a agenda do partido à nível provincial, trabalhando em parceria com os delegados do partido nessas províncias.

Conselho Nacional do MDM reúne-se em Maio

No que tange à calendarização das actividades relacionadas com as eleições, o MDM vai realizar em finais do mês de Maio próximo um Conselho Nacional a ter lugar na província nortenha de Nampula. Na agenda desse conselho, está a apresentação das propostas de candidatos para os três pleitos que se avizinham, nomeadamente: eleições presidenciais, legislativas e provinciais.
O encontro do fim de semana serviu, também, de espaço para o balanço das actividades do partido desde a sua constituição nos dias 6 e 7 de Março passado. Por outro lado, o presidente do MDM apresentou o relatório do périplo feito à Europa, tendo apontado como o expoente máximo dessa viagem a formação de núcleos do MDM naquele continente.

FONTE: O País

2 comments:

Anonymous said...

Noticias excelentes!!! Aguardamos com muita expectativa! Maria Helena

JOSÉ said...

Vamos estar muito atentos a reuniao do Conselho Nacional em Nampula, dali vai sair muita coisa importante.