Wednesday 22 April 2009

Eleições na África do Sul



Decorrem hoje na África do Sul as quartas eleições democráticas deste País.
Mais de 23 milhões de cidadãos escolhem hoje entre 40 Partidos que concorrem a nível nacional e 14 Partidos que concorrem apenas a nível provincial.
Cerca de 20.000 assembleias de voto contam com a presença de cerca de 4900 observadores nacionais, 355 internacionais e 355 diplomatas de 61 Embaixadas.
A única certeza destas eleições é que o ANC irá vencer folgadamente e Jacob Zuma será o próximo Presidente, a grande incógnita consiste em saber se o ANC vai conseguir a maioria de dois terços.
Há uma grande curiosidade em saber qual o sucesso do novo Partido COPE e se o Partido DA vai conseguir vencer na Província de Western Cape, sendo assim a única Província fora do controle do ANC.

As eleições estão a decorrer normalmente, embora haja alguma tensão no Kwazulu-Natal. Os principais líderes já votaram e as assembleias de voto estarão abertas até às 21 horas neste dia frio e com promessa de chuva. Estou atento a este evento e tentarei postar algo durante o dia se surgirem desenvolvimentos relevantes.

ADENDA às 11:30 - As eleições estão a decorrer normalmente, segundo indicações da Comissão Eleitoral Independente e de observadores, apesar de preocupações a propósito do mau tempo invernil que se faz sentir.
Entretanto, o presidente de uma mesa de voto em Ulundi, Kwazulu-Natal, foi indiciado por ter enchido uma urna com votos que favoreciam o IFP, sendo acusado de fraude eleitoral.
Vamos aprender, Moçambique?

ADENDA às 19 horas - Duas horas antes do fecho das assembleias de voto, muitos cidadãos continuam esperando pacientemente em longas bichas. Apesar de o ANC sugerir que as assembleias de voto permaneçam abertas por mais algum tempo, não há indicação de que isso venha a acontecer. Entretanto, surgem críticas à Comissão Eleitoral Independente pois em certas zonas começam a faltar caixas de voto e boletins.

ADENDA às 21:15 - As assembleias de voto fecharam às 21 horas, como estava previsto, mas com a garantia de que todos os que estivessem nas bichas a essa hora, teriam oportunidade de votar.
A partir de agora, as atenções estão viradas para o centro de apuramento dos resultados da Comissão Eleitoral Independente, em Pretoria.


No comments: