Tuesday 28 April 2015

José Maria Neves defende que África tem «grandes responsabilidades» no «drama» no Mediterrâneo

José Maria Neves
 

 
               
O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, considerou, este sábado, que os governantes africanos têm «grandes responsabilidades» no «drama» que se vive no mar Mediterrâneo, defendendo que estes devem combater as causas pelas quais milhares de africanos deixam o seu país natal, acabando por morrer afogados a atravessar, em barcos sem condições, o Mediterrâneo.
«África tem grandes responsabilidades. Para resolvermos o problema precisamos de um intenso diálogo entre os países africanos e a Europa. Mas temos de combater as causas. Este facto de os africanos estarem a afogar-se no Mediterrâneo deve interpelar todos os africanos, todos os governantes, dirigentes e as forças vivas de África», defendeu José Maria Neves, no final da abertura do simpósio «África e Desenvolvimento Sustentável».
A atual situação trágica no Mediterrâneo, com a morte de 800 imigrantes no passado dia 19, levou os líderes da União Europeia a adotarem, esta quinta-feira, medidas de combate ao tráfico de imigrantes ilegais ainda em terra.




A Bola

No comments: