Thursday 16 April 2015

Ex-Presidente Joaquim Chissano hospitalizado

Uma infecção gastro-intestinal obrigou o antigo Presidente da República, Joaquim Alberto Chissano, de 76 anos, a ficar internado, desde o dia 13 de Abril, no Hospital Militar de Pretória, na África do Sul.


Segundo avança o jornal Folha de Maputo, o ex-Presidente sentiu-se mal quando estava a caminho da África do Sul, vindo do Ghana, onde tinha estado na Universidade de Estudos e desenvolvimento (UDS) a receber o título “Doutor Honoris Causa”. 

Na África do Sul, o antigo chefe de Estado moçambicano ia participar na reunião dos "Campeões para uma Geração Livre do HIV/SIDA", que contou com a presença de vários antigos chefes de Estado africano e personalidades da vida política e social do continente.
Relativamente ao estado de saúde de Chissano, o mesmo órgão de comunicação afirma que este apresenta agora um estado clinico estável e com tendência à melhoria, no entanto ainda se encontra hospitalizado para controlo. 
"O antigo Presidente apresenta um quadro clínico estável e com tendência a melhoria, mas continua hospitalizado por decisão do corpo clínico, a fim de melhor acompanhar a evolução da sua saúde", indica o comunicado citado hoje pela Agência Lusa.
Entretanto, o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, está em permanente contacto com o Antigo Chefe do Estado e acompanha com atenção o seu quadro clínico. 
Joaquim Chissano governou Moçambique de 1986 até 2005, sucedendo no cargo ao primeiro Presidente moçambicano, Samora Machel.





No comments: