Monday 2 July 2012

Resgatar o ideal e a unidade nacional

(J. Macamo)Para Joel Tembe, o X Congresso do partido Frelimo, a realizar-se de 23 a 28 de Setembro próximo na cidade de Pemba, em Cabo Delgado, deve resgatar o ideal e a unidade nacional. Observou que com a abertura do partido, algumas pessoas transformaram a Frelimo num ninho de aves de rapina, diluindo o seu sentido.
O X Congresso tem que fazer uma filtragem, disse.
Acrescentou que grande parte das pessoas, em especial a juventude, tem o pensamento e o comportamento de aves de rapina. Vão ao partido para resolver os seus problemas.
“Há uma corrida desenfreada de se ficar rico. Por exemplo, existe um açambarcamento incrível de terras. Ninguém é proibido de ser rico ou ser empresário, mas como sê-lo sem corroer o bem público essa é a questão”, disse.
O académico afirmou que o ideal materializa-se nas políticas por exemplo da educação, saúde, habitação, empreendedorismo, entre outros sectores. Defende que é chegada a vez de se colocar homem certo no lugar certo. A Assembleia da República, por exemplo, deve ser um lugar onde se colocam pessoas capazes de defender um ideal.
Disse que os membros da Frelimo devem ser educados a respeitar as diferenças, a encarar o outro como cidadão que tem uma opção e contribuição a dar para que o ideal de unidade prevaleça.
“Unidade nacional é partilhar os recursos em igualdade de circunstâncias. É reduzir as assimetrias regionais. Isso exige uma grande engenharia a ser desenhada pelo partido. Tem que haver mais vigilância e controlo, eliminando grupismos que cada vez mais se notam nos dias correntes”, disse, acrescentando que os académicos têm uma palavra a dizer nesse processo, devendo quebrar a auto-censura a que estão envoltos.

No comments: