Thursday 26 July 2012

Nampula: MDM capacita líderes juvenis

PERTO de cinquenta líderes da Liga Nacional da Juventude do Movimento Democrática de Moçambique, (MDM), a nível da região norte do país, acabam de ser capacitados sobre várias matérias relacionadas com os processos eleitorais.
Maputo, Quinta-Feira, 26 de Julho de 2012:: Notícias
A formação, que teve lugar na cidade de Nampula, surge em preparação daquela formação política da oposição para as eleições autárquicas de 2013 e gerais de 2014.
Durante dois dias foram abordados assuntos sobre a Lei dos partidos políticos no país, informação, marketing e organização e estratégia daquele partido que diz estar a ganhar maior inserção no seio do eleitorado da região norte de Moçambique, daí que exige grande empenho por parte da sua liga juvenil na contínua mobilização e angariação de membros e simpatizantes.
O Secretário-Geral desta organização política, Luís Boavida, falando no acto de abertura da referida capacitação, disse que só com uma juventude bem organizada e, sobretudo, com visão, é que se garantirá a vitória do partido nas próximas eleições.
Boavida afirmou que o MDM é um partido que prima não só pelo respeito da lei, como também pelo cumprimento dos deveres e obrigações do Estado moçambicano, postura que uns confundem como submissão ao partido no poder, exactamente por não perceberem o que é a lei e o que é o Estado moçambicano. E é nesse espírito que aquele partido respeita aquilo que tem a ver com o Estado moçambicano fazendo tudo para agir e actuar dentro da Lei.  
“Também, para poderem reivindicar junto das autoridades locais ou no terreno, quando há violação da lei em prejuízo do Movimento Democrático de Moçambique, é necessário saber o que é que efectivamente diz a lei, em relação aos partidos políticos, neste caso o MDM. Devem ter uma preocupação intelectual que vos deve habilitar para uma visão ampla na discussão de ideias dentro do MDM”, salientou Luís Boavida.
Num outro desenvolvimento, o Secretário-Geral do MDM disse acreditar que com esta formação os membros da liga nacional da juventude da sua formação política aprenderam mais sobre os processos eleitorais, assim como lhes conferiu maior capacidade de percepção sobre a filosofia ou estratégia de trabalho do partido.
Entretanto, Alice Mabote, presidente da Liga Moçambicana dos Direitos Humanos (LDH), que foi a principal oradora do encontro, defendeu a necessidade de o Movimento Democrático de Moçambique imprimir maior dinâmica no esclarecimento da opinião pública, apetrechando-a dos necessários conhecimentos relacionados com os processos eleitorais para que esta saiba exigir o cumprimento dos manifestos eleitorais por parte dos partidos vencedores.

No comments: