Thursday, 5 July 2012

Já há 16 países registados na FACIM 2012















Pelo menos 16 países já se inscreveram na Feira Internacional de Maputo (FACIM 2012), com o objectivo de exporem os seus produtos e serviços. No ano passado, participaram 18 países, sendo que as inscrições para este ano continuam abertas.
O evento, que se realiza pela segunda vez no distrito de Marracuene, província de Maputo, vai decorrer de 27 de Agosto a 2 de Setembro do corrente ano.
Os países confirmados são África do Sul, Alemanha, Brasil, China, Egipto, Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Itália, Macau, Namíbia, Paquistão, Polónia, Portugal, Quénia, Turquia e Zâmbia. De acordo com informações avançadas pelo presidente do Conselho de Administração (PCA) do Instituto para Promoção de Exportações (IPEX), João Macarringue, há inclusive 21 empresas estrangeiras que se inscreveram individualmente.
No ano passado, participaram 410 empresas estrangeiras, entre as registadas individualmente e as que estavam dentro dos espaços solicitados pelos países.
João Macarringue, que falava na conferência de imprensa de apresentação dos preparativos da feira, revelou que, no que se refere à participação de nacionais, há já um registo de 106 empresas nesta quadragésima oitava edição da FACIM. No geral (incluindo as que estarão no pavilhão de Moçambique), espera-se que participem no certame 1 200 empresas nacionais, este ano, contra 1 078 do ano passado, o que vai representar um aumento de 122 empresas.
A feira está à porta e os preparativos do evento começam a acelerar. Em termos de obras no novo recinto da FACIM, o IPEX montou contraplacados nas laterais dos pavilhões, com o intuito de oferecer maior comodidade aos expositores, para além de se estarem a ampliar os serviços de restauração no local, tendo construído mais lavabos para os visitantes.
São esperados mais de 70 mil pessoas no evento deste ano, contra 62 mil que visitaram a FACIM na edição passada. As previsões são em crescendo em todos aspectos: no ano passado, registaram-se 2 725 bolsas de contactos, sendo que para este ano se projectam 3 000. Na FACIM 2012, esperam-se 450 contratos firmados entre as empresas participantes, mais 125 que na edição de 2011.

No comments: