Sunday 1 July 2012

Jardim Tunduru: Pulmão Verde de Maputo vai a obras

Jardim-tunduru-maputo
As obras de reabilitação do Jardim Tunduro, em Maputo, arrancam em Agosto, com as respectivas obras a serem realizadas em duas fases, a primeira das quais a ser concluída num prazo de nove meses.
O vereador para a área de Actividades Económicas no Conselho Municipal da capital moçambicana, João Munguambe, em declarações ao jornal “Diário de Moçambique”, revelou que o projecto de reabilitação do jardim, já aprovado, será financiado pelas empresas Vale Moçambique e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM).
Munguambe acrescentou que o processo está agora na fase de lançamento do concurso público para a selecção da empresa que será encarregue da execução das obras.
“O projecto foi aprovado na semana passada pelo Conselho Municipal, Vale Moçambique e CFM. Dentro das próximas duas semanas, lançaremos um concurso público para a selecção da empresa que irá executar as obras”, disse.
Segundo a fonte do DM, a primeira etapa compreenderá a reabilitação do muro de vedação, sistema de abastecimento de água, iluminação pública, drenagem, entre outras actividades.
Já na segunda fase, cuja data de início não foi avançada pelo vereador, serão construídos, na parte que dá acesso à avenida Zedequias Manganhela, estabelecimentos comerciais que serão geridos pelo sector privado, à base de arrendamento.
Em relação ao orçamento da obra, o vereador disse que no momento oportuno será tornado público, isto porque se está na fase de selecção do empreiteiro que vai executar os trabalhos. Revelou que o Conselho Municipal de Maputo tem uma estimativa, mas prefere não avançar agora, para não perturbar o processo.
Inicialmente, a reabilitação do Tunduro devia ter arrancado em Janeiro deste ano, o que não aconteceu devido ao atraso na elaboração do próprio projecto por parte da sua instituição.
“Houve várias questões que concorreram para o atraso no início das obras. Houve constrangimentos no decurso da elaboração do próprio projecto, que acabaram por afectar o processo de lançamento do concurso público”, disse.

RM

No comments: