Saturday 7 July 2012

15 PRAIAS EQUIPADAS COM MATERIAL DE SALVAMENTO

Maputo, 6 JUL (AIM) - Quinze praias moçambicanas estarão a partir deste ano mais seguras e com disponibilidade de assistência aos banhistas em caso de necessidade.
Para o efeito, o governo português, através do seu ministro da Defesa Nacional, José Branco, ofereceu hoje, em Maputo, 'kits' de salvamento que incluem pranchas, cintos de salvamento, bóias circulares, bóias torpedo e uma mala de primeiros socorros.
Cada kit também inclui um posto praia onde serão colocados cartazes informativos sobre regras gerais de natação na praia e recomendações para garantir a segurança dos banhistas, bem como um megafone para avistar os utentes sobre os perigos.
Segundo Branco, este equipamento, avaliado em 200 mil euros, é acompanhado de duas embarcações de busca e salvamento com seis metros.
“ Este equipamento foi testado em Portugal e teve sucessos, o que fez com que fosse um dos países do mundo com baixo nível de mortalidade nas praias. Acreditamos que com este equipamento de salvamento, as 15 praias moçambicanas possam ser mais seguras, tornando-se, deste modo, mais atractivas em termos de turismo”, disse.
No âmbito da melhoria da segurança nas praias moçambicanas, dez agentes do corpo de salvação pública foram treinados no ano passado em Lisboa, Portugal.
Segundo Branco, os agentes estão certificados para exercer a actividade de salvamento de náufragos em qualquer parte do mundo.
Falando durante o evento, o Comandante do Serviço Nacional de Salvação Pública, Abdul Issufo, anunciou que em Fevereiro próximo vai iniciar a formação de 30 nadadores-salvadores.
“Este é o início, temos estado a formar nadadores-salvadores que vão formar outros. Este equipamento vai servir para 15 praias, mas temos muitas mais praias”, disse.
Por sua vez, o Ministro moçambicano, da Defesa, Filipe Nyussi, em representação do Ministro do Interior, disse o material constitui mais-valia para o país no socorro e salvação de pessoas e bens.
“A nossa visão começa com a formação de nadadores-salvadores. O equipamento vai servir para 15 praias, mas temos muitas mais e temos que ter condições para responder a necessidade de todo o país”, disse.
“Moçambique possui inúmeras bacias hidrográficas nacionais e há sempre registos de afogamentos de pessoas, de embarcações de bens e de transporte de pessoas. Por outro lado, o país é frequentemente fustigado por inundações e cheias cíclicas, o que exige do Sistema Nacional de Salvação Pública maior conhecimento e meios materiais a altura de enfrentar estes desafios”, explicou.
Nyussi abordou as acções em curso para garantir a fiscalização das águas territoriais, afirmando que já está em curso um processo para a criação de uma autoridade marítima.
“Para a protecção e defesa das pessoas que usam o mar para vários fins, o governo está em processo de criação de uma autoridade marítima, um mecanismo único de exercício do poder do Estado no mar com competência em matérias de controlo, fiscalização e vigilância marítima. Neste processo gostaríamos de contar com o apoio dos países que estão avançados neste processo. Portugal é um deles” salientou.

(AIM)

No comments: