Wednesday 18 July 2012

Parabéns, Nelson Mandela!

Milhares de estudantes cantarão hoje os parabéns a Nelson Mandela
Ícone da liberdade da África do Sul completa hoje 94 anos.

Eleito primeiro presidente negro da África do Sul em 1994, “Nelson Mandela compreendeu que um território em que todos os sul-africanos podem caminhar para a mesma direcção” era o melhor cenário para o país, afirmou Desmond Tutu.
 
Nelson Mandela completa hoje, 18 de Julho, 94 anos, uma data importante na África do Sul, pois constitui ocasião para multiplicar as homenagens, as boas acções e os debates críticos sobre a melhor maneira de prosseguir com o seu combate e trabalho de reconciliação.
Herói da luta contra o regime de segregação racial, “Tata” Mandela ou “papá” Mandela, como é chamado com respeito e afecto, é notícia frequentemente por motivos de saúde. Mas agora, esta data, que significava festas na presença de estrelas ou de dignitários estrangeiros, é celebrada em família.
Em Janeiro de 2011, Mandela foi hospitalizado devido a uma infecção respiratória e, em Fevereiro, foi submetido a alguns exames.
As últimas notícias, fornecidas pelo actual presidente sul-africano, Jacob Zuma, que se encontrou recentemente com Madiba, indicam que Mandela está “bem de saúde”. “Foi um prazer vê-lo, como sempre. Eu estava particularmente feliz por poder felicitá-lo antes do seu próximo aniversário. Também o informei de que, como sempre, todos os sul-africanos esperam o dia 18 para poder desejá-lo um feliz aniversário de todas as maneiras possíveis”, afirmou o presidente sul-africano num comunicado.
Zelda la Grange, que foi sua secretária particular, também declarou à rádio que o encontrou “em forma” e “mimado pela sua família e pela equipa média que o rodeia”.
Há um ano que Nelson Mandela vive entre Joanesburgo e Qunu, sua cidade natal, onde se instalou, em Maio, na sua casa reformada para o receber.
Mandela, que se retirou da vida política em 2004, não perde o seu país de vista, assegura à AFP o seu velho amigo e companheiro de cela Ahmed Kathrada, de 82 anos. “A última vez que o vi, há cerca de um mês, estava ocupado lendo os seus jornais”, disse recentemente Kathrada. “Tomara que possa continuar connosco por muito mais tempo e possa dar-nos conselhos”, afirmou. Os dois homens permaneceram juntos na prisão por 26 anos.
Nelson Mandela foi libertado a 11 de Fevereiro de 1990, após 27 anos de reclusão. Dirigiu as negociações que permitiram a transição, sem guerra civil, em direcção à democracia multi-racial. O primeiro presidente negro da África do Sul, de 1994 a 1999, fez sua última aparição pública em 2010, no Campeonato Mundial de Futebol organizado pelo seu país.
Desde então, as oportunidades de vê-lo estão reservadas aos seus parentes, a jovens talentos que se vão apresentar a Madiba, ou através da televisão, como quando foi mostrado em casa a preencher o seu formulário de censo, ou como quando recebeu a chama do centenário do seu partido, o Conselho Nacional Africano (ANC).
Embora não seja feriado, o dia do seu aniversário é uma data muito especial. Esta quarta-feira, às 08h00 locais, milhares de estudantes cantarão “Happy Birthday Madiba”, o nome de clã tradicional de Nelson Rolihlahla Mandela. Uma iniciativa a qual os organizadores esperam somar 20 milhões de vozes.
 

No comments: