Monday 23 July 2012

"Onde vai o Governo buscar esse dinheiro para devolver aos suecos?"

Bom dia, AntónioComo estás tu, meu bom amigo? Do meu lado tudo bem, felizmente.
Mas constatando que os tempos estão a mudar. “The times, they are a´changing” cantava o Bob Dylan, há muitos anos , lembras-te? e o mesmo deve ter dito, há dias, o nosso Ministro dos Negócios Es­trangeiros ao receber a carta da embaixadora da Suécia em Maputo.
É que, desta vez, não se tratava de uma daque­las cartas cheias de expressões muito diplomáticas, que os embaixadores costumam mandar, mesmo nas situações mais difíceis. Desta vez a Embaixada da Suécia escreveu a exigir a devolução dos cerca de 13,3 milhões de meticais com que aquele país contri­buiu para o desenvolvimento do Niassa, e que foram usados ilicitamente e com outras irregularidades potencialmente fraudulentas, em 45 transacções.
Que eu me recorde, nunca antes isto tinha acontecido. Antes, quando aconteciam coisas deste género, havia avisos, ameaças veladas de cortar a cooperação e, uma ou outra vez, algumas frases mais zangadas. Agora exigir o dinheiro de volta, não me lembro de alguma vez ter acontecido.
Mas está a acontecer agora e o nosso Governo não tem muito por onde fugir. A Embaixada Sueca mandou fazer duas auditorias e os factos vieram ao de cima: Obras pagas mas que nunca foram realiza­das, produtos e serviços pagos mas não entregues nem prestados.
Onde vai o Governo buscar esse dinheiro para devolver aos suecos?
Se estivéssemos num outro tipo de Estado, o Go­verno ia buscar o dinheiro àqueles que o receberam fraudulentamente. Como estamos em Moçambique, muito provavelmente vai buscar aos bolsos colectivos de todos nós. Serão mais alguns benefícios públicos de que não iremos beneficiar tão cedo.
Mas é bom que isto comece a passar-se desta forma para ver se os nossos governantes passam a ter medo das consequências dos atropelos à lega­lidade que praticam ou que permitem que os seus subordinados pratiquem impunemente.
Os meus aplausos, pois, à Embaixada da Suécia e os meus agradecimentos por mais este favor que está a fazer ao nosso país.
Se os nossos parceiros tivessem começado a fazer isto há muitos anos, talvez não tivéssemos chegado ao ponto a que chegámos hoje.

Um abraço para ti do
Machado da Graça

MARCO DO CORREIO, CORREIO DA MANHÃ – 20.07.2012, citado no Moçambique para todos

No comments: