Monday 13 February 2012

Tanta destruição em pouco tempo

RESIDENTES de Maputo e Matola, que nos últimos dias estiveram debaixo de elevadas temperaturas, assistiram a uma rápida mudança do estado de tempo na tarde de sábado com ventos fortes que em pouco tempo derrubaram árvores, postes de energia eléctrica e levaram consigo cobertura de várias casas de construção precária e escolas.


Maputo, Segunda-Feira, 13 de Fevereiro de 2012:: Notícias


O fenómeno da natureza foi tão rápido, mas violento, que as vítimas não tiveram tempo de minimizar os estragos sobre algumas dos seus bens.
Relatos colhidos pela nossa Reportagem, que ontem visitou vários pontos afectados nos dois municípios, dão conta que os danos ocorreram num curtíssimo espaço de tempo. A ventania durou cerca de 10 minutos, mas deixou um rasto de destruição por onde passou: arvores ou seus ramos, coberturas de casas e de escolas, cabos de energia eléctrica, muros de vedação e algumas outras unidades jaziam no chão.
Gabriel Malendze, residente de Chamanculo “A”, casa número 23, disse que se apercebeu de que “era uma coisa séria”. Recolheu as suas duas crianças que brincavam no pátio para o interior da residência, mas logo depois a cobertura cedeu à força do vento. Tudo o que estava guardado na infra-estrutura, incluindo vestuário a alimentos, molhou com a água da chuva que caía ao mesmo tempo. Refeito do susto, foi à procura das chapas e localizou-as fora do quintal, a cerca de 10 metros.
José Nhamussua, outro afectado pelo mau tempo no mesmo bairro, disse ter escapado do pior por mera sorte. “Quando a ventania começou, estávamos noutra casa e se estivéssemos naquela que ficou sem a cobertura provavelmente teria nos acontecido o pior”, contou, acrescentando que teve que ir comprar duas chapas de zinco, duas delas usadas, e um barrote para repor a casa.
Isabel Muhalo, cuja cobertura da varanda na célula E do bairro de Xipamanine foi destruída em consequência da queda de uma majestosa mangueira sobre ela, disse que ainda não sabe como vai reconstruir a parte destruída.
Linhas de energia eléctrica continuavam, até ao fim do dia, na posição onde a força do vento os deixou, caídos ou mal esticados, em vários pontos da capital, cenário gerado pela queda de árvores sobre os postes ou cabos.
Alias, várias ruas no interior dos bairros de Chamanculo e Xipamanine, alguns dos bairros mais afectados, continuavam ontem ao fim do dia obstruídas devido à queda de árvores.
Até ontem, o Conselho Municipal do Maputo estava a contabilizar os afectados, esperando-se que os números comecem a ser divulgados hoje.

No comments: