Wednesday 29 February 2012

Exim Bank entra com Us$ 300 Milhões para Circular de Maputo

O Exim Bank da China vai desembolsar 300 milhões de dólares para financiar o projecto da Circular da Cidade de Maputo, na capital moçambicana.
Para o efeito, o Conselho de Ministros, reunido na sua Quinta Sessão Ordinária, aprovou esta terça-feira uma resolução que ratifica o acordo assinado 17 de Fevereiro corrente, com o Exim Bank.
“Foi assinado um acordo com o Exim Ban da China no valor de 300 milhões de dólares para melhorar a circulação e ligação da Cidade de Maputo com os arredores. Neste momento vamos trabalhar sobre o anel de Maputo ao abrigo do acordo que foi assinado a 17 de Fevereiro de 2012”, disse Henrique Banze, porta-voz do Conselho de Ministros, falando a imprensa no término da sessão do Conselho de Ministros.
Segundo Banze, que também desempenha as funções de vice-ministro dos negócios estrangeiros, um dos objectivos do governo é continuar a trabalhar para a melhoria das vias de acesso.
Refira-se que a cidade de Maputo debate-se actualmente com um grande congestionamento de tráfego.
Na ocasião, Banze explicou que a Circular de Maputo inclui a estrada que liga a cidade de Maputo ao bairro da Costa do Sol e que dá acesso ao distrito de Marracuene.
“Por isso, a via foi projectada para dar acesso a Estrada Nacional numero 1 (EN1). Portanto, e’ evitar que todas as viaturas tenham que passar pelo meio da cidade e que se encontrem alternativas para que haja escoamento do tráfego”, disse.
Segundo Banze, após a assinatura do acordo segue-se a fase de mobilização do equipamento para iniciar as obras.
“Esperamos que as obras possam iniciar ainda neste semestre”, vincou.
Fundado em 1994, o Exim Bank da China é uma instituição financeira pertencente ao governo chinês.
O banco tem como missão principal facilitar a exportação e importação de produtos chineses e apoiar as companhias daquele país asiático a implementar os seus projectos no estrangeiro e promover o comércio internacional.
Na mesma sessão, o Conselho de Ministros também aprovou uma resolução que ratifica dois acordos assinados com a Africa do Sul, durante a visita a Moçambique do presidente sul-africano, Jacob Zuma em Dezembro do ano passado.
Entre os acordos destaca-se um sobre a Constituição da Comissão Bilateral e outro sobre consultas diplomáticas regulares.
Os mesmos têm como objectivo a discussão de assuntos de interesse comum ligados a cooperação bilateral, segurança e outras matérias debatidas a nível internacional.

(RM/AIM)

No comments: