Friday 17 February 2012

Ciclone "Giovanna" enfraqueceu

O "Giovanna", que entrou em actividade no Canal de Moçambique, após matar 16 pessoas em Madagáscar, abrandou de intensidade e já não constitui perigo para Moçambique, informou hoje o serviço meteorológico moçambicano.
Num relatório apresentado ao conselho coordenador do Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE), que contou com a participação de membros do Governo, o director do Instituto Nacional de Meteorologia de Moçambique (INAM), Moisés Benessene, disse que o "Giovanna" reduziu dos 200 quilómetros por hora com que fustigou Madagáscar para 65 quilómetros por hora no Canal de Moçambique.
"Mudou de trajectória e já não é ameaça para o centro e sul de Moçambique, como se chegou a temer. Continuará activo no Canal de Moçambique durante cinco dias, mas tende a seguir em direcção a sudeste, fora de Moçambique", disse Moisés Benissene.
O Canal de Moçambique assinalou o director do INAM, continua a registar temperaturas elevadas, de cerca de 30 graus centígrados, favoráveis à formação de ciclones.
Os primeiros dois meses de cada ano em Moçambique são caracterizados pela ocorrência de ciclones e cheias, provocando sistematicamente vítimas e destruição de infra - estruturas.
Este ano, em Janeiro, dois ciclones, "Dando" e Funso", causaram 40 mortos e afectaram milhares de pessoas em Moçambique.

RM

No comments: