Thursday 2 February 2012

Liberdade de Imprensa: Moçambique sobe no Ranking dos Repórtes Sem-Fronteiras


Moçambique registou uma subida de 32 posições no ranking mundial de liberdade de imprensa, segundo o relatório da organização não governamental francesa Repórteres Sem Fronteiras, divulgado no último fim-de-semana na Suíça.
O documento, na sua edição 2011/2012, coloca Moçambique no 66° lugar, contra o 98º em que ficou posicionado na pesquisa de 2010/2011.
A melhoria do espaço de actuação de jornalistas, o surgimento de novos órgãos de informação independentes foram factores que contaram muito para esta classificação de Moçambique.
Em 2010, o país havia registado uma queda de 16 posições no ranking mundial de liberdade de imprensa, ao ficar em 98º lugar, contra o 82º que ocupou na avaliação de 2009.
A descida do país, na penúltima edição, deveu-se, segundo o relatório da RSF, às ameaças de morte sofridas, no mesmo ano, pelo director do semanário “Magazine Independente”, Salomão Moyana, na altura atribuídas à Renamo.
Na região da SADC, Moçambique encontra-se atrás da Namíbia, que está na 21ª posição, Tanzania (34ª), África do Sul (42ª), Botswana (43ª) e Lesoto (63ª).
Contudo, Moçambique apresenta-se bem colocado que Madagáscar, Zâmbia, Zimbabwe, Angola, Suazilândia, República Democrática do Congo e Malawi.
No top 10 do ranking de liberdade de imprensa, no conjunto dos 179 países analisados, está a Finlândia, Noruega, Estónia, Holanda, Áustria, Irlanda, Luxemburgo, Suíça, Cabo Verde e Canadá.
Na cauda da classificação surgem a China, Irão, Síria, Turquemenistão, Correia do Norte e Eritreia.

Fonte: TIM

No comments: