Saturday 4 February 2012

Erosão complica trânsito na “Marginal”


NA sua condição de país costeiro, Moçambique está exposto aos mais variados fenómenos da natureza, na sua maioria resultantes de eventos do tempo e do clima. A erosão é um desses fenómenos e, para quem se movimenta ao longo da “Marginal”, na cidade do Maputo, por exemplo, pode testemunhar a crueldade com que a água do mar vai engolindo a terra, reclamando mais espaço para o seu leito.


Maputo, Sábado, 4 de Fevereiro de 2012:: Notícias


Trata-se de uma realidade que dura há vários anos, e resiste apesar das esporádicas intervenções das autoridades municipais, que parecem não ter identificado, ainda, a cura efectiva para o mal. De tão antiga que é, esta fraqueza começa a inspirar cada vez menos tentativas de solução por parte das autoridades, que ultimamente parecem ter desistido de lutar por uma solução que seja duradoura, ficando apenas a contemplar o mar na sua cruzada contra a terra, e que já consumiu quase metade da faixa de rodagem da avenida da Marginal, mesmo defronte do supermercado Game. A cada dia, as viaturas vão ficando com menos espaço para transitar com segurança, pois numa das margens, a água já carcomeu praticamente toda a estrutura onde assentavam as pedras e o asfalto, transformando o que era faixa de rodagem numa armadilha que os automobilistas se esforçam por contornar a todo o custo.
Ora, com a falta de manutenção, as últimas chuvas também fizeram das suas, abrindo inúmeros buracos que se foram distribuindo ao longo da via, complicando ainda mais o trânsito, e infernizando os automobilistas que se servem daquela via por não existir outra que lhes dê acesso ao centro da cidade a partir daquela zona. A situação agrava-se dia-após-dia e, nos últimos dias, particularmente nas horas de ponta, já se registam filas de viaturas que se formam devido às condições precárias em que a via se apresenta. Assim mesmo, vai nascendo mais um foco de engarrafamentos, mais um foco de aborrecimentos para a condução. E há o risco de a situação durar enquanto a coisa não for vista como algo que não é normal e que deve ser corrigido enquanto é tempo.
A imagem ilustra um dos pontos críticos da erosão, sinalizado exactamente para chamar à atenção sobre o perigo que representa para a condução de automóvel.

No comments: