Thursday 16 February 2012

CENOE declara alerta para Inhambane e Gaza

Ciclone “Giovanna” no Canal de Moçambique

Com a previsão de o ciclone “Giovanna” poder influenciar o estado de tempo em Inhambane e Gaza, com ventos até 150 quilómetros por hora, o Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE), reunido ontem em Maputo, declarou um “alerta máximo” para os distritos de Jangamo, Maxixe, cidade de Inhambane, Zavala, Inharrime, Panda, Homoine, Morrumbene, Massinga, Funhalouro, Vilankulo, Bilene, Xai-Xai, Manddlakazi, Guijá e Chibuto. Um comunicado recebido ontem na nossa Redacção, refere que o ciclone tropical entrou no Canal de Moçambique, depois de atravessar Madagáscar. Espera-se que na noite de amanhã atinja o estágio de ciclone tropical de categoria 3, “podendo influenciar o estado do tempo nas províncias de Inhambane e Gaza”.
O Centro Operativo lançou um apelo, de acordo com a mesma fonte, para o início “da movimentação de meios materiais e humanos de intervenção para atender a possíveis necessidades nas zonas de risco”.
Também as comunidades residentes nas áreas de risco deverão procura lugares seguros e os centros operativos de emergência deverão manter-se abertos e activados os comités locais de gestão de risco de calamidade, conforme indica o mesmo comunicado.
A fonte refere que o CENOE, o Instituto Nacional de Meteorologia e a Direcção Nacional de Águas estão a monitorar a evolução e a progressão daquele fenómeno, estando já activado o sistema nacional de resposta às emergências e em prontidão para eventuais operações de socorro.
Pelas referências quanto à necessidade de alerta máximo, “Giovanna” poderá atingir pelo menos 11 distritos de Inhambane, nomeadamente Jangamo, Maxixe, cidade de Inhambane, Zavala, Inharrime, Panda, Homoine, Morrumbene, Massinga, Funhalouro e Vilankulo.
Gaza, por seu turno, apresenta cinco áreas que poderão ser afectadas pelo ciclone, designamente Bilene, Xai-Xai, Mandlakazi, Guijá e Chibuto. Tanto nesta província como em Inhambane, as áreas nomeadas estão próximas da costa.
O comunicado de ontem, contrariamente às previsões anteriores, já não se refere à região costeira de Sofala. Anteontem, nas análises anteriores e enquanto se fez sentir em Madagáscar era referido como de categoria 4, na escala dos ciclones tropicais. Esperava-se que atingisse as áreas costeiras de Sofala, Inhambane e Gaza.

Diário de Moçambique

“Giovanna” chegará a Inhambane com ventos até 150 km/h

O País. Leia aqui.

No comments: