Wednesday 20 July 2011

Património da Humanidade: Ilha de Moçambique na rota do projecto “Paisagens Históricas Urbanas”


A Ilha de Moçambique, na província setentrional de Nampula, é uma das três cidades do património mundial da Africa Oriental abrangidas pelo projecto das paisagens históricas urbanas.
O projecto é um sistema de gestão que ajuda na identificação de prioridades de gestão de uma cidade património mundial, de forma a integrá-la, no contexto global do desenvolvimento, incluindo os recursos presentes localmente, tanto ambientais quanto culturais.
Para além da Ilha de Moçambique, o projecto contempla outras duas cidades da zona oriental de Africa nomeadamente Lamu, no Quénia, e Zanzibar, na Tanzânia, para além de muitas outras urbes de outros quadrantes do planeta consideradas património mundial.
Com o objectivo de lançar o projecto na Ilha de Moçambique, encontra-se no país, desde o passado dia 10 de Julho, o coordenador do Programa das Cidades do Património Mundial, Ron Van Oers.
Para o efeito, o Ministério moçambicano da Cultura organizou um seminário de consulta sobre esta temática naquele ponto do país, cujos trabalhos terminaram hoje.
Segundo o Ministério da Cultura, a Ilha de Moçambique foi a primeira a ser seleccionada, das três cidades.
“A ideia é fazer um estudo comparativo das três cidades, em termos do que foi feito até aqui para preservar as cidades que são património mundial e o que falta por fazer”, refere a instituição em documento.
Dessa maneira, de acordo com esta instituição governamental, espera-se também capitalizar experiências de cada cidade e estudar possíveis mecanismos de cooperação.
“Além disso, espera-se produzir um Plano de Acção, que terá em conta os estudos, projectos e levantamentos anteriores efectuados na Ilha de Moçambique, respondendo aos desafios existentes, que consistem, fundamentalmente, no estabelecimento de um sistema de gestão, na capacitação institucional e no envolvimento do sector privado no uso sustentável dos recursos culturais”, acrescenta.
Esta actividade conta com o financiamento do Governo de Flandres (Bélgica), que também financiou a elaboração do Plano de Gestão e Conservação da Ilha de Moçambique.
Com vista a garantir a capacitação institucional participam nesta iniciativa universidades nacionais e internacionais, que irão estabelecer um programa de parceria e cooperação mútua em matéria de conservação e restauro da Ilha de Moçambique.
Participam ainda no programa os representantes dos órgãos do Governo central, provincial da área de educação e cultura, bem como os líderes comunitários, autoridades locais da Ilha e outros representantes de sectores diversos, incluindo associações da Ilha de Moçambique.
Actualmente, existem mais de 260 cidades do património mundial, o que faz com que a UNESCO sinta a necessidade de conceber um projecto em prol da sua conservação. Na Lista do Património Mundial da UNESCO estão inscritos 936 bens do património cultural, natural e de valor misto.
A Ilha de Moçambique completa neste ano 20 anos da sua inscrição como Património Mundial e já funciona com instrumentos essenciais para a sua conservação.

(RM/AIM)

No comments: