Wednesday 6 July 2011

Dez países confirmam presença na FACIM a decorrer pela primeira vez em Ricatla

DEZ países confirmaram até ontem a sua participação na quadragésima sétima edição da Feira Internacional do Maputo (FACIM), certame que este ano terá lugar no distrito de Marracuene, província do Maputo.

Maputo, Quarta-Feira, 6 de Julho de 2011:: Notícias

Trata-se de Portugal, Espanha, Brasil, Polónia, África do Sul, Botswana, Tanzânia, Dinamarca, Malawi e Itália. A Argentina ainda não confirmou a sua presença, mas está em negociações com as autoridades para uma possível participação.
Este ano, a feira vai pela primeira vez decorrer em tendas e casas pré-frabicadas, neste momento em instalação na região de Ricatla, no distrito de Marracuene.
João Macaringue, presidente do Conselho de Administração do Instituto para a Promoção de Exportações (IPEX), entidade que organiza o certame, garantiu que tudo está a ser feito para que a exposição tenha lugar dentro dos planos previstos, ou seja, entre os dias 29 de Agosto e 4 de Setembro.
Para o efeito, além dos pavilhões em montagem, também está em curso a construção de uma estrada de acesso com pavêt, numa extensão de aproximadamente dois quilómetros, um parque de estacionamento para 650 viaturas, sistemas de abastecimento de água, de electrificação e um armazém.
A zona vai igualmente comportar bancos, postos de saúde e policial, posto das alfândegas, restaurantes, entre outras infra-estruturas de suporte.
O plano inicial de investimento estava calculado em 4,5 milhões de dólares, mas João Macaringue afirma que o mesmo poderá ser ultrapassado, uma vez que ao longo do tempo verificou-se que havia uma série de infra-estruturas que eram necessárias e que acabaram alterando o custo inicialmente programado.
Garantiu que estes avultados investimentos não vão influenciar os custos dos stands, muito menos os ingressos. “Vamos praticar os mesmos preços que vigoravam no recinto anterior da FACIM, na cidade do Maputo, pelo que numa primeira fase não haverá alteração de preços”.
Dirigindo-se a jornalistas, o presidente do IPEX manifestou optimismo quanto à possibilidade de o número de expositores poder ser superior ao do ano passado. Na edição anterior estiveram na feira 13 países e um total de 550 empresas.
Ontem, Macaringue não quantificou o número de empresas confirmadas, mas assegurou que três dos cinco pavilhões previstos já estão lotados.
A feira internacional do Maputo é um evento anual e constitui o mais importante ponto de encontro entre homens de negócios de Moçambique e do mundo. A sua transferência para o distrito de Marracuene deriva do facto de a organização ter concluído que a sua localização, bem como as instalações que a comportavam já não respondiam aos padrões modernos de uma feira com a mesma dimensão.

No comments: