Friday 15 July 2011

Estacionamento gratuito de viaturas termina este mês na cidade de Maputo


Depois de muita incerteza, inicia em Agosto próximo o sistema de estacionamento por parquímetros, na cidade de Maputo.
Contactado pela TIM o vereador de transportes e trânsito no município de Maputo, disse que esta semana o consórcio a que foi adjudicado o sistema, teve autorização para começar a operar, sendo que para já deve organizar-se para o início do trabalho.
Na verdade, o estacionamento de viaturas em espaços delimitados devia ter iniciado há dois meses atrás, mas segundo apurou a Televisão Independente de Moçambique, a demora na emissão da licença acabou por atrasar o arranque do referido sistema.
Já há alguns meses, a empresa responsável pela instalação dos parquímetros desdobrou-se na enumeração dos espaços nas vias sinalizadas, para além da colocação de placas indicativas do sistema. Um trabalho que aconteceu quase em simultâneo com a formação dos arrumadores dos parquímetros.
São os últimos dias de estacionamento gratuito na cidade de Maputo. Dentro de dias quem quiser estacionar nos espaços delimitados deverá pagar dez meticais em cada duas horas.
Feitas as contas, ao cabo de oito horas da jornada laboral, os automobilistas que trabalham nesta zona da cidade deverão pagar 40 meticais pelo estacionamento, o que equivale a duzentos meticais por semana e 800 por mês.
São números que a partir de Agosto vão fazer parte das despesas diárias dos automobilistas. Pelo menos será assim para quem quiser estacionar no período entre as 7.30 horas e às 17.30 horas nos dias úteis da semana e das 8.00 às 14.00 horas aos sábados.
Em relação à solicitação de reservas anuais dos locais de estacionamento, estas poderão ser feitas a título individual ou institucional por uma quantia de 90 mil meticais para cada espaço.
O arranque do funcionamento dos parquímetros surge depois da demarcação das estradas abrangidas e a formação dos arrumadores de viaturas, estimados em cerca de 300.

Fonte: TIM

No comments: