Monday 11 July 2011

Empresa de Guebuza vende autocarros ao Governo

Um total de 150 autocarros movidos a gás foram adquiridos na Índia, através do Fundo de Desenvolvimento de Transportes e Comunicações (FDTC), e vendidos a crédito a empresa Transportes Públicos de Maputo (TPM) como forma de melhorar a carestia de transporte na cidade e província de Maputo. Os autocarros são de marca TATA. Foram adquiridos à TATA Group, da Índia, pela empresa nacional TATA Moçambique Limitada, que tem como um dos sócios o cidadão Armando Emílio Guebuza, que é o Presidente da República e chefe do Governo moçambicano.
Segundo a edição desta semana do jornal Canal de Moçambique, estes autocarros custaram aos cofres moçambicanos 565 milhões de meticais e foram adquiridos sem concurso público, conforme manda a lei de procurment, assegurou o ministro dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula. Segundo este governante o Ministério dos Transportes e Comunicações, através do Fundo de Desenvolvimento de Transportes e comunicações, adjudicou directamente à TATA Moçambique, Limitada pois “Apenas estávamos à procura de empresas fabricantes de autocarros a gás”.
Ainda de acordo com o jornal Canal de Moçambique, existem indícios que que na última visita do Chefe de Estado à India o negócio da compra destes autocarros terá estado na agenda do Presidente da República e também sócio da empresa TATA Moçambique.

Guebuza na TATA

O cidadão Armando Emílio Guebuza é sócio da empresa TATA Moçambique Limitada, juntamente com a TATA Holding e MBATINE INVESTIMENTOS, LDA, conforme atesta o Boletim da República número 17, III Série de 24 de Abril de 2002.

Canalmoz, citado em A verdade. Leia a notícia completa aqui.

No comments: