Wednesday 20 July 2011

Beira espera receber fundos do Banco Mundial para financiar projectos de protecção costeira

O Banco Mundial, uma das principais instituições financeiras parceiras do governo de Moçambique poderá desembolsar fundos para apoiar projectos de protecção costeira do Município da Beira, no centro do país.
Segundo uma fonte do Município da Beira, estão em curso negociações entre a edilidade e aquela instituição financeira para a obtenção de fundos para realizar trabalhos de reposição de vinte e dois esporões, o parede na zona da praia nova, o revestimento dos taludes das valas principais, abertura e nova rede de valas, dragagem de sedimentos nas valas principais, escoamentos das valas ans estradas e pavimentação de algumas estradas em pavés.
Os trabalhos em referência – refira-se – fazem parte das prioridades do município inscritas no seu plano estratégico de desenvolvimento.
Além das negociações com o Banco Mundial para a obtenção de fundos para financiar projectos de protecção costeira da segunda maior cidade moçambicana, a edilidade local está também a desenvolver contactos com outros parceiros que já manifestaram interesse em apoiar a autarquia para levar avante as actividades inscritas no referido plano estratégico municipal.
A fonte que temos vindo a citar mencionou as negociações em curso nesse sentido com a cooperação italiana, que já resultaram na vinda à Beira de uma equipa de especialistas e profisionais na área da protecção costeira; e ainda com o Banco Alemão KFW.
Recentemente, o município da Beira recebeu da Cooperação Suíça para o Desenvolvimento 3.2 milhões de dólares para serem empregues nos trabalhos de protecção costeira.

O Autarca, citado em A Verdade

No comments: