Monday 13 June 2011

Revés para Mugabe: SADC rejeita eleições este ano

A cimeira extraordinária da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) que terminou esta noite em Sandton, arredores da cidade sul-africana de Joanesburgo, concluiu não haver condições para a realização de eleições no Zimbabwe no corrnte ano.
Esta decisão constitui um revés para o Presidente Zimbabweano, Robert Mugabe, que exigia a realização de eleições este ano, mesmo havendo outras correntes contrárias, incluindo a própria SADC, sustentando não haver condições para o efeito.
“Toda a gente está de acordo que não há condições criadas para a realização de eleições credíveis este ano”, disse o ministro dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, que participou neste encontro em representação do estadista moçambicano, Armando Guebuza, que regressou ao país na manhã de hoje por motivos de agenda.
Falando a jornalistas momentos após o término deste encontro, o governante moçambicano disse que a cimeira apreciou o relatório do facilitador da SADC na mediação da crise do Zimbabwe, o Presidente sul-africano, Jacob Zuma, elaborada com base na declaração de Livingstone.
Em linhas gerais, a declaração de Livingstone teceu duras críticas ao regime de Mugabe, indicando o “desapontamento” e “impaciência” da SADC face aos “insuficientes progressos” do Zimbabwe na implementação do Acordo Político Global (GPA).
Igualmente, o documento indica a “grande preocupação” da SADC devido a polarização do ambiente político caracterizado pelo ressurgimento da violência, detenções e intimidação.
Contudo, Zucula disse que o recente relatório apresentado hoje pelo facilitador demonstra que “houve progressos muito grandes no diálogo no Zimbabwe” e “há mais convergências do que divergências entre as partes”.
A fonte disse que já existe um roteiro sobre o Zimbabwe, tendo a SADC recomendado a calendarização das actividades que irão culminar com as eleições.
Espera-se que com a realização de eleições “credíveis”, o Zimbabwe volte a recuperar a sua economia e a vida retome a normalidade.

(RM/AIM)

No comments: