Saturday 4 June 2011

Construção da ponte Maputo-Catembe vai criar "nova Maputo" -- Mota Engil

Maputo, 04 jun (Lusa) -- A Mota Engil está em fase de montagem dos projetos de engenharia e financeiro da ponte Maputo-Catembe, que deve estar pronta em 2014, para acelerar o surgimento de "uma nova Maputo", disse à Lusa um responsável do grupo.
A futura ponte Maputo-Catembe, que será edificada sobre a Baía de Maputo e terá um comprimento de cerca de 1,5 quilómetros, é crucial para os planos do Governo moçambicano de expandir a capital do país, que se debate atualmente com uma excessiva densidade populacional.
A cidade de Maputo, por enquanto mais circunscrita ao setor da margem sul da Baía de Maputo, tem mais de dois milhões de habitantes, contra os cerca de 500 mil previstos no plano da sua fundação, ainda no tempo colonial.
Depois de ganhar a adjudicação da empreitada Maputo-Catembe, o Grupo Maputo-Engil está na fase de montagem dos projetos de engenharia e financeiro, para garantir que o empreendimento entre em funcionamento em 2014, disse à Lusa António José Graça, da Ascendi, concessionária rodoviária portuguesa participada pela Mota-Engil.
A infraestrutura poderá custar 500 milhões de dólares e terá uma arquitetura idêntica à da Ponte Vasco da Gama, com tirantes ligados ao tabuleiro, acrescentou António José Graça.
"Vai ser um ´ex libris` em Maputo, com tirantes para segurar os tabuleiros, porque o vão é significativo, e com uma arquitetura como a da Ponte Vasco da Gama", enfatizou António José Graça.
António José Graça afirmou que, além da ponte, o projeto em que a infraestrutura está integrada engloba a construção de uma estrada de 16 quilómetros, que dá acesso direto à ponte.
"Quando todo o empreendimento estiver construído, a realidade vai ser completamente diferente, porque a nova Maputo vai surgir por ali. A ligação à África do sul, mais concretamente a Durban, vai ser mais rápida e a região vai sofrer um desenvolvimento significativo", sublinhou.
A construção da ponte Maputo-Catembe é mais um empreendimento de vulto em que a Mota-Engil está envolvida em Moçambique, depois de ter construído a Ponte Armando Emílio Guebuza, no Rio Zambeze, centro de Moçambique, e estar agora a participar na construção de mais uma ponte também na região do Zambeze.

Notícias Sapo

No comments: