Saturday 11 June 2011

3 RAPIDINHAS

Uma: Acompanhei, superficialmente, a digressão de Guebuza à Nampula. Uma das suas mais repetidas frases foi: "Vamos derrotar a pobreza assim como derrotamos o colonialismo".
Isto é uma frase completamente anacrónica e esfarrapada. É uma mensagem para cotas, no mínimo, com mais de 50 anos. Não diz nada à população jovem da província. Os cotas sabem que o boicote económico internacional e o golpe de estado português foram factores fundamentais para Guebuza derrotar o colonialismo.
O que nos interessa é saber como Guebuza vai derrotar as consequências duma guerra civil, em que ele nos atirou para a cauda dos países mais pobres do mundo. Quantos Camaradas de Guebuza, dos que derrotaram o colonialismo, deram a sua vida a defender o povo de ataques às populações civis?
Onde estão os heróis da Frelimo da guerra civil contra os lacaios do imperialismo ocidental?

Duas: Guebuza, em Imala, para onde o seu partido mandou alunos e professores, presos, debaixo de forte vigilância de militares armados, em camiões IFA (Inimigo Fundamental do Aluno) pelos crimes de terem a camisa fora das calças, botão do colarinho desapertado, cabelo comprido, barba mal feita, calças de ganga, saia acima do joelho, unhas compridas, brincos nas orelhas, pulseiras e fios no pescoço, afirmou que "Cada um deve resolver a sua pobreza" – mostrando à população que a terra onde viviam era boa para fazer tijolos e que na mata, à sua volta, havia estacas para construírem boas casas!!! Guebuza tem vindo a fazer publicidade da jatrofa como se fosse dinheiro em caixa. Em Memba, soube que os agricultores nem sequer conseguem colocação para o miraculoso produto!!! Soube também, sem surpresa, que alguns "veteranos" do partido continuam de transferência em transferência, ladrões e corruptos.

Três: No Lumbo, uma localidade histórica da província, Guebuza deve ter tido um dos momentos mais emocionantes da sua digressão, quando a população, chamando-lhe, carinhosamente Papá, revelou que até o paracetamol faltava aos seus filhos, no Centro de Saúde!!!
Será que estas presidências abertas são do tipo 2 em 1? Andará ele a derrotar a pobreza, como derrotou o colonialismo, e, ao mesmo tempo, a resolver a sua própria pobreza?!!!

Sebastião Cardoso, WAMPHULA FAX – 10.06.2011, citado no Moçambique para todos

1 comment:

JOSÉ said...

Thanks for the information! Very interesting!