Wednesday 5 August 2015

Nyusi coloca membros da Frelimo na delegação presidencial

Com despesas pagas pelo Estado

Filipe Nyusi está a dar continuidade às más práticas do guebuzismo e do partido único de violar a Constituição da República e dar primazia ao partido Frelimo em relação ao Estado.
Em Tete, onde esteve de visita, no âmbito das chamadas “presidências abertas”, Nyusi convocou jornalistas, na passada sexta-feira, para uma conferência de imprensa de balanço, mas depois não deixou que os jornalistas fizessem mais que duas questões, porque tinha uma reunião do partido Frelimo.
“Estamos com pressa. Vamos a reunião do partido Frelimo. Vão compreender”, disse Nyusi antes de se retirar da sala.      
Desde que Nyusi retomou as “presidências abertas”, é notória a presença massiva de comissários políticos da Frelimo, que viajam na mesma comitiva com despesas pagas pelo Estado.
O secretário-geral da Frelimo tem sido presença assídua nas comitivas. Integraram a comitiva presidencial para Tete os membros da Comissão Política da Frelimo Alberto Chipande e Lucília Hama e os primeiros-secretários provinciais da cidade de Maputo e de Sofala. Nenhum deles tem funções no Estado. São dirigentes partidários com os quais a Frelimo está ilegalmente a esbanjar o dinheiro dos contribuintes.
Para além de integrar secretários do Comité Central da Frelimo nas delegações do Estado, Nyusi tem também dirigido reuniões do partido Frelimo nas províncias em paralelo com as “presidências abertas”. No caso de Tete, Nyusi até se mostrou indisponível para a imprensa para atender à reunião do seu partido, quando a sua deslocação a Tete foi paga por fundos do Estado.

CANALMOZ – 03.08.2015, citado no Moçambique para todos

No comments: