Thursday 16 October 2014

Boletim sobre o processo político em Moçambique

Outras projecções

O Observatório Eleitoral (OE) divulgou esta tarde dados das suas projecções, baseados em amostras estatisticamente precisas. Até ao momento, foram contabilizados os resultados de 67% das assembleias de voto, com uma margem de erro de 3%. Abaixo seguem os resultados apresentamos pelo OE:

Participação eleitoral: 51,5%

Presidencial:
Filipe Nyusi 60,5%
Afonso Dhlakama 32,0%
Daviz Simango 7,5%

Assembleia da República:
Frelimo 58,0%
Renamo 29,5%
MDM 10,4%
Outros 2,0%

Além disso, o observatório relatou uma série de irregularidades. Apenas 88,5% das mesas de voto observadas abriram na hora prevista, 7h00. Em 3% das assembleias de voto às 7h00 faltavam alguns materiais, tais como, cadernos eleitorais, urnas e boletins de voto, e que até às 11h00, 1,5% das assembleias de voto ainda não estavam abertas.

Os observadores OE informaram que em 15% das mesas de voto, a votação foi interrompida pelo menos uma vez, e que em 76% dos casos foi devido a distúrbios dentro ou perto da assembleias de voto. Pelas mesmas razões, 10% dos apuramentos nas assembleias de voto foram interrompidos. Finalmente, eles relataram que em 7% das assembleias de voto, os delegados dos partidos não receberam a cópia oficial do edital, conforme dispõe a lei.

Enquanto isso, o STAE tem vindo a divulgar resultados provisórios, com base nos dados enviados pelas províncias. Com 25% das assembleias de voto contabilizadas até ao momento, os resultados para as presidenciais são:

Nyusi 63,0%
Dhlakama 29,4%
Simango 7,6%


No comments: