Wednesday 1 October 2014

Boletim sobre o processo político em Moçambique

Dhlakama arrasta multidões em Quelimane

A presença do candidato da Renamo, último sábado (27), paralisou a cidade de Quelimane. Consta que a avenida que parte do aeroporto de Quelimane, ficou literalmente intransitável devido ao número de pessoas que afluiu aquele local e se manteve ao longo da avenida para receber e ver o líder da Renamo. Para além de uma enorme multidão, faziam parte da caravana da Renamo, centenas de bicicletas, motorizadas e cerca de 24 viaturas ligeiras, que abrilhantavam a chegada de Afonso Dhlakama.
Os nossos correspondentes relataram, que durante o seu percurso, na avenida do aeroporto, a comitiva da Renamo cruzou com uma caravana do MDM, que vinha em número significativo, ocupando quase todas as faixas. Mas apercebendo-se da presença dos membros da Renamo, a caravana do MDM cedeu uma parte da via, permitindo que Afonso Dhlakama passasse sem registo de incidentes


Futebol em Vilanculos

Na localidade da Mapinhane, distrito de Vilanculos, o trigésimo dia da campanha eleitoral, foi marcado por um jogo de futebol envolvendo membros e simpatizantes da Frelimo e do MDM, cujo equipamento eram as camisetes dos seus partidos. O jogo terminou empatado a 2 golos.



Somente membros da Renamo e MDM detidos por ilícitos Eleitorais, segundo o balanço semanal da PRM

Foram detidos em todo o país, 10 membros do MDM e da Renamo durante a semana de 20 à 26 de Setembro, devido a prática de ilícitos eleitorais. Estes dados, foram avançados pelo porta-voz do Comando da PRM na Cidade de Maputo, Pedro Cossa.
Apesar dos actos de violência e tentativas de inviabilização da campanha do MDM, registados na semana finda em Xai-Xai, Chókwè, Macia, Chibuto e Manjacaze, perpetrados por simpatizantes da Frelimo, Cossa afirmou que não há registo de detenções de membros ou simpatizantes deste partido.

Durante a semana em finda, foram registadas as seguintes ocorrências, segundo o Comando da PRM:

Sofala: no dia 20 ficou detido no comando de  em Dondo, o membro do MDM Félix Domingos, em virtude de se ter dirigido a sede do comité da Frelimo em Mafambisse, onde ofendeu corporalmente membros da Frelimo.

No dia 20 ficou detido na segunda esquadra da cidade da Beira, Costa Sousa do MDM em virtude de sido surpreendido em cima de um poste de iluminação no bairro da Ponta Gea a destruir e danificar panfletos da Frelimo.

No dia 21 ficou detido o cidadão Ibraimo, em virtude de ter sido surpreendido a retirar e danificar panfletos da Frelimo.

Zambézia: no dia 20, Isaac César, membro da Renamo, terá sido detido quando encontrado em flagrante a destruir o material de propagada da Frelimo.

Em Gurúè no dia 21, deteve Samito Varela, em virtude de ter furtado o material de propaganda eleitor numa viatura da Frelimo.

No dia 22, no Posto policial de Caromane, Distrito de Molumbo, foram detidos os nacionais Nanias e Francisco, por terem sido encontrados a rasgar o material de propaganda, pertencente ao partido Frelimo.

No dia 23, na sede do posto administrativo de Lugela foi detido Bonifácio, simpatizante da Renamo, encontrado em flagrante a destruir o material de propaganda eleitoral da Frelimo.

Tete: na cidade de Tete, o cidadão Tito meteu uma queixa a polícia contra o Delegado Politico da Frelimo, Arlindo, alegando ter agredido por este.

No posto administrativo de Zambué, Distrito de Zumbo, foi detido o nacional Joaquim, da Renamo, por ter sido encontrado a destruir material de propaganda da Frelimo

Nampula: no dia 25 membros e simpatizantes do MDM em número não quantificado transportando uma urna coberta com cartazes do partido Frelimo e fotografias do candidato com alguns dizeres: Frelimo e Filipe Nyusi morreram.

Niassa: No dia 25 a polícia deteve um membro do MDM por ter sido encontrado a destruir cartazes da Renamo.

Gaza: na cidade Xai-Xai, indivíduos não identificados agrediram em plena campanha eleitoral o nacional Stelio, membro do MDM.

Na vila sede de Chókwè, caravanas da Frelimo e do MDM envolveram-se em escaramuças caracterizadas em ofensas corporais e danificação de viaturas que resultaram em 10 ferimentos ligeiros e danos materiais em quatro viaturas de ambas as partes, os feridos foram socorridos e levados ao hospital local.

Em Bilene caravanas da Frelimo e do MDM envolveram-se em escaramuças que resultaram em dois feridos ligeiros e danos materiais avultados em três viaturas, sendo duas da Frelimo e uma do MDM. O membro do MDM, António Frangoulis, munido de uma arma do tipo pistola disparou seis tiros. Decorrem diligências para se apurar as causas que levaram ao disparo.

Em Chibuto, membros da Frelimo e do MDM envolveram-se em escaramuças, tendo resultado em oito feridos incluindo membros da PRM.

Em Manjacaze, indivíduos não identificados montaram barricadas na via de acesso a vila de Manjacaze como intuito da impedir a passagem da caravana eleitoral do MDM.

Fotos da preparação dos distúrbios da Frelimo contra o MDM em Chibuto foram publicadas no macua.blogs: http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2014/09/prepara%C3%A7%C3%A3o-dos-dist%C3%BArbios-da-frelimo-contra-o-mdm-em-chibuto.html



Posto policial na casa da Frelimo

Um posto policial está repleto de cartazes de propaganda eleitoral do partido Frelimo e do seu candidato presidencial Filipe Nyusi. Os nossos correspondentes visitaram as instalações da esquadra, na zona de Baião, Bunhiça, Machava, na Matola, depois de denúncias populares.

O porta-voz da PRM na província de Maputo, Emídio Mabunda, confirmou a situação, tendo justificado que tal estava acontecer porque o sector policial local está anexo ao círculo do partido Frelimo, por falta de instalações. Segundo ele, os panfletos colocados são da inteira responsabilidade da Frelimo, a polícia não tem nenhuma ligação com os mesmos. Mabunda não colocou a possibilidade destes panfletos serem removidos.



E na campanha eleitoral:

Em Nacala- A-Velh

Os três principais partidos, Em Nacala- A-Velha  fizeram um balanco positivo da campanha eleitoral, quando já correm 30 dias, depois do início da mesma.

O porta-voz da Frelimo, Celestino Linha, disse na manhã desta segunda-feira (29), que apesar de algumas acusações vindas dos outros partidos políticos, a sua formação esta a fazer campanha ordeira e respeitando os outros.

Por sua vez, Artur Lenco, da Renamo, referiu que o seu partido ao longo dos 30 dias foi vítima de provocações, mas o bom espirito que caracteriza os militantes da sua formação, faz com que não respondam, para que não manchem a Renamo em Nacala velha.

E o MDM, na pessoa do delegado distrital, Marcelino Nassopera, disse que apesar das inviabilizações e intimidações que alguns membros do seu partido estão passando, ainda não existiram casos tão graves que manchem o processo em Nacala-a-velha.

Em Balama

Em Balama, Cabo Delgado, tem-se registado boa convivência entre os  envolvidos na campanha eleitoral rumo as eleições de 15 de Outubro.

O MDM saiu hoje na rua nalgumas aldeias para mais um dia de campanha eleitoral, enquanto preparam a recepção do candidato deste Partido que chega nesta parcela da Província as 9h00 de amanhã dia 01 de Outubro para reforçar a sua caça ao voto.

A RENAMO depois dos trabalhos internos feitos neste final de semana, hoje retomou a sua maratona de caça ao voto saindo em marcha em algumas aldeias difundindo as mensagens do seu manifesto eleitoral para o seu Candidato e seu Partido.

A FRELIMO continua a trabalhar a todo gás priorizando encontros populares nas aldeias através das brigadas fixas dos Postos Administrativos e Localidades e também a festa é feita em todos os dias na sede desta formação política em Balama.

O PAHUMO, priorizou a sua campanha porta a porta e contactos interpessoal.

Em Funhalouro, província de Inhambane, a FRELIMO, o MDM, e a RENAMO fazem campanha eleitoral, ordeira e sem ilícitos eleitorais.

Em Alto Molòcué, província da Zambézia, o MDM desfilou esta terça-feira pelas nas principais ruas da vila. A Frelimo e a Renamo, optaram pelo contacto interpessoal. E até ao momento são os únicos partidos em campanha eleitoral neste distrito.

Em Mandinba, província de Niassa, a Renamo esperou pelo seu líder este sábado (27), mas este não apareceu. No entanto dirigiu algumas palavras a moldura humana que ali o aguardava, via teleconferência. A Frelimo continuou a intensificar a sua campanha porta a porta e colando panfletos. O MDM está mais calmo fazendo comícios e campanha porta a porta.

No distrito de Mavago, Niassa, foi detido este domingo (28), um membro do MDM, de nome Jafar Daiton, acusado de ter vandalizado o material propagandístico do partido Frelimo. Issa Matife, chefe distrital da campanha do MDM, disse aos nossos correspondentes que a polícia está a ser instrumentalizada pela Frelimo. Contactada a PRM, pelos nossos correspondentes para pronunciar-se sobre o assunto, alegou não ter autorização provincial para tecer algum comentário.


No comments: