Monday 27 October 2014

A fraude prepara-se, a fraude organiza-se



As notícias que vão surgindo diariamente, apontam para uma  fraude generalizada, na maior parte do país, a favor do partido Frelimo.
Depois dos actos de violência e intimidação no próprio dia da votação, já foi divulgado que, na cidade de Tete, onde funcionaram 178 mesas de voto, aparecem agora editais de 234; o MDM afirma que, em Nampula, os orgãos eleitorais lhe atribuem cerca de 13000 votos enquanto a sua contagem, com base  nos editais, lhes dá mais de 21000;num edital de uma escola, na Matola, onde votaram 504 pessoas, o candidato do partido Frelimo aparece com mais de 900 votos; na Beira a directora executiva do STAE foi apanhada em flagrante quando trocava editais, com vitória de Afonso Dlakama, por outros falsos  em que Filipe Nyusi aparecia vencendo folgadamente; a TVM anuncia que, na Zambézia, Dhlakama  teve 27609 votos e isso corresponde  a 43,49%, enquanto Filipe Nyusi teve 25630 votos, correspondendo a 77,9% (espantosa matemática!); na  província de Gaza, bastião do partido  Frelimo, aparecem mesas de voto que registam acima de 90% de votantes, contra uma média nacional de cerca de 50%; etc, etc, etc...
E, se isto é o que está a ser descoberto, resta saber quanto não passou despercebido.
Ora tudo isto não pode, na minha opinião, ser resultado de acções individuais deste ou daquele militante mais “entusiasta”. Creio que tudo isto foi preparado, tudo isto foi organizado.
E tinha objectivos claros que, de resto, estão a ser conseguidos: Evitar que, na eleição presidencial se tivesse que ir a uma segunda volta, de resultados duvidosos, e conseguir uma maioria absoluta na Assembleia da República, que permita governar sem ter que negociar com as bancadas da oposição.
Por este somatório de razões eu creio que, ao contrário do que aconteceu em eleições anteriores, os actos fraudulentos de 2014 influenciam, de facto, os resultados finais.
Preocupa-me, por isso, ler no Magazine Independente, declarações do Dr. Hermenegildo Gamito apelando à aceitação dos resultados. Ora o Dr. Gamito não é um cidadão qualquer. É o Presidente do Conselho Constitucional. E o Conselho Constitucional é o árbitro desta disputa. É o orgão que vai validar, ou não, os resultados. Se o seu Presidente, antes de conhecer os factos concretos, já apela à aceitação dos resultados, o que se poderá esperar, em termos de isenção, da deliberação do orgão?
Quanto à observação internacional, na sua maioria, só posso considerá-la como vergonhosa...


Machado a Graça, Savana, 24-10-2014

3 comments:

Anonymous said...

Eu acho de ser a hora do Sr. Presidente da Republica Armando Emilio Guebuza devolver a si a sua popularidade. A sua hegemonia conseguida durante a luta de libertacao nacional.
Se Senhor Presidente julgar improcentes os resultados destas eleicoes sera ovacionado e adorado pelo povo e, com isso vira a borracha correctora de toda culpa e arrogancia.
Por favor Sr Presidente, de como invalido os resultados do dia 15. Os resultados no terreno nao sao abonatorios.
Desculpem me, meus camaradas.

Anonymous said...

Caro anonimo, parece nao sabe que ganhamos justamente.

Anonymous said...

Dr. Hermenegildo Gamito apelando à aceitação dos resultados. Ora o Dr. Gamito não é um cidadão qualquer. É o Presidente do Conselho Constitucional. E o Conselho Constitucional é o árbitro desta disputa. É o orgão que vai validar, ou não, os resultados. Se o seu Presidente, antes de conhecer os factos concretos, já apela à aceitação dos resultados, o que se poderá esperar, em termos de isenção, da deliberação do orgão? .....SE O QUE SR MACHADO ESCREVE, ESTAMOS EM SITUACAO DAS MAIS GRAVE POSSIVEL NESTE PAIS. MOCAMBIQUE E DOS MOCAMBICANOS E NAO DE UM PUNHADO DE INDIVIDUOS. A FRELIMO PODE SER PARTIDO MAIOTITARIO, MAS, APOSTO NAO ULTRAPASSA A 35% DE ADEPTOS, INCLUINDO EU. DEVOLVAM A REALIDADE PORQUE ISTO HONRA E GLORIFICA.