Saturday 12 May 2012

Feira de Turismo em Durban: Moçambique explora oportunidades na Indaba

ATRAIR investidores e o segmento de turismo sul-africano, tendo em vista colocar Moçambique na rota dos destinos africanos e regionais preferenciais, é o objectivo da participação do nosso país na Feira de Turismo Indaba-2012, que abre hoje, sábado, em Durban, na África do Sul.

Maputo, Sábado, 12 de Maio de 2012:: Notícias

Moçambique é um dos países membros da SADC presentes no evento, com um stand de 120 metros quadrados. Considerado um dos maiores eventos de turismo em África e no mundo, o INDABA regista a presença de pouco mais de 10 mil pessoas, entre empresas expositoras, pessoal dos pavilhões e jornalistas.
Expõem nesta feira empresas que oferecem serviços de alojamento, reservas naturais, operadores de viagens on-line, campismo, transporte e safari, autoridades nacionais de turismo e a comunicação social da região.
Moçambique leva para esta feira mais de 20 expositores, de entre operadores hoteleiros, de lodges e representantes de agências de viagens.
Do sector público estão presentes o Ministério do Turismo, o Instituto Nacional de Turismo, as direcções provinciais de turismo de Maputo e Inhambane, o Parque Nacional da Gorongosa e as Linhas Aéreas de Moçambique (LAM).
A participação moçambicana na feira de Indaba é organizada pelo Instituto Nacional de Turismo (INATUR) que tem como ponto principal atrair cada vez mais o mercado sul-africano para a prática do turismo e investimento no sector e colocar Moçambique na rota dos destinos africanos e regionais preferenciais.
Segundo o INATUR, a África do Sul contribui com cerca de 51 porcento dos turistas que chegam por ano ao nosso país. O desafio é ampliar cada vez mais a quota, vendendo o seu produto turístico na Indaba.
Outros objectivos a alcançar têm a ver com a apresentação de oportunidades de investimento, aproveitando-se da visita a Durban, por ocasião da feira, de potenciais investidores; contacto com agentes de viagens, operadores internacionais dos principais centros regionais emissores de turistas e expositores de turismo.
Nas contas do governo moçambicano, até 2020 Moçambique deverá receber por ano quatro milhões de turistas estrangeiros.
Paralelamente à feira, a organização programou uma série de eventos descritos, pela parte moçambicana, como sendo muito importantes, em particular para os expositores do sector público, nomeadamente colóquios abordando temas de actualidade turística orientados por alguns especialistas do sector.
De acordo com o calendário, hoje é a vez do seminário sobre Oportunidades de Investimento em África, a realizar-se numa das salas do Centro de Convenções “Inkosi Albert Luthuli” (ICC).
Na segunda-feira, penúltimo dia da feira, terá lugar a conferência subordinada ao tema “Estratégia de Turismo da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral” (SADC), cujos oradores ainda não foram tornados públicos.
Na última quinta-feira, o Ministro do Turismo, Fernando Sumbana, que chefia a delegação moçambicana em Durban, participou, numa conferência de investimentos, juntamente com os seus homólogos da África do Sul, Zâmbia e Uganda.
Sumbana interviu no painel que se debruçou sobre a política de hotelaria, turismo e viagens. Curiosamente, os sul-africanos cobraram a cada participante quatro mil randes, o equivalente a pouco mais de 15 mil meticais ao câmbio do mercado paralelo, menos dois mil randes em comparação com a tabela inicial.
A delegação moçambicana foi apanhada em contrapé. daí que parte dos seus membros teve que ficar fora da sala.

No comments: