Wednesday 23 May 2012

Distrito, polo de desenvolvimento: PJ lança campanha nacional

O PARLAMENTO Juvenil (PJ) procedeu ontem em Maputo, ao lançamento de uma campanha nacional virada ao distrito como pólo de desenvolvimento democrático.

Maputo, Quarta-Feira, 23 de Maio de 2012:: Notícias

A campanha consistirá na realização de seminários distritais, contando com a participação de representantes dos órgãos locais do Estado, deputados da Assembleia da República, membros das assembleias provinciais e municipais, confissões religiosas, membros dos conselhos consultivos locais, desportistas, activistas de direitos cívicos, jornalistas, professores, agricultores, investidores locais, entre outros.
Quitéria Guirengane, oficial de programas do Parlamento Juvenil, explicou durante o lançamento da campanha, que a mesma visa promover e explorar a natureza democrática dos órgãos locais do Estado, colocando a juventude em contacto directo com os principais centros de tomada de decisões e autoridades locais.
Guirengane apontou ainda como objectivo da campanha, diagnosticar de forma participativa as forcas, oportunidades, fraquezas, ameaças, aspirações e desafios da participação política e social dos jovens nos distritos, avaliar o impacto dos Fundos de Investimento e de Iniciativa Local (FIIL) e dos mega-projectos no desenvolvimento distrital, entre vários outros.
Nestes seminários, segundo Quitéria Guirengane, serão discutidos temas tais como as principais preocupações da juventude em cada distrito, mesmo sabendo que, na generalidade as mesmas se situam ao nível do emprego, habitação, HIV/SIDA.
“Mas cada distrito tem as suas especificidades”, realçou a oficial de programas do PJ.
Os seminários vão ainda debruçar-se sobre os sete milhões: acessibilidade e o impacto sócio – económico no seio da juventude; impacto dos mega-projectos no desenvolvimento e seus benefícios para as comunidades locais e neles será elaborado um plano de acção distrital, tudo com um maior envolvimento da juventude.
Por outro lado, o Presidente do Parlamento Juvenil disse que a campanha nacional da juventude tem por finalidade vincar a recusa firme da juventude em continuar silenciosa.

“Esta é uma marcha para destruir o silêncio da juventude. Um silencio que varia com a apatia. Queremos consolidar o Estado de Direito Democrático. O PJ enquanto movimento social pretende empurrar a juventude a agir com responsabilidade no debate público. Nós temos a responsabilidade de construir um legado suave para as gerações vindouras. Queremos defender causas justas”, frisou Salomão Muchanga, anunciando igualmente, que as conferências distritais tem início hoje em Marracuene, devendo abranger até Dezembro próximo 44 distritos.
Nils Mueller, da direcção da secção democrática e boa governação na USAID e Irae Ilundin, do Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) congratularam-se com a iniciativa do Parlamento Juvenil, incentivando-a a prosseguir tendo como horizonte o despertar da juventude para a causa da democracia.

No comments: