Tuesday 15 May 2012

África do Sul lidera lista de investidores em Moçambique

Moçambique está no Top 15 da lista da de países com mais projectos de investimento directo estrangeiro (IDE) entre 2003 e 2011, feita pela Ernst & Young, ocupando a 14ª posição, com 96 projectos, 1,9% do total.
Nos próximos cinco anos, Moçambique deverá acolher uma média anual de IDE na casa dos 1,4 mil milhões de dólares, estima o documento, e assistir à criação de oito mil novos empregos.
Segundo o jornal Sol, a África do Sul foi o país que mais projectos de IDE realizou no país, seguida de Portugal, do Reino Unido, da Índia e do Brasil. Em termos de criação de empregos, a lista é liderada por Portugal, seguido da Índia, dos EUA, da África do Sul e do Reino Unido. Por sectores, a maior parte (22,9%) dos novos projectos foi canalizada para os sectores do petróleo, gás e carvão.
A metalurgia (11,5%) surge a seguir na lista dos cinco que receberam mais IDE, onde estão ainda a indústria alimentar e de tabaco (11,5%), o imobiliário e materiais de construção (6,3%) e os serviços financeiros (6,3%).
No caso de Moçambique, o documento da Ernst & Young destaca que a sua economia é «das que mais tem crescido nos últimos dez anos», sublinhando as «melhorias significativas que têm sido feitas nos sectores da educação e infra-estruturas».
A consultora revela que as maiores fontes de atracção de IDE no país africano são os recursos naturais, como o carvão, o ferro e o gás natural, cujas reservas estão estimadas em mais de 127 mil milhões de metros cúbicos. Entre 2003 e 2011, afirma o documento, 2/3 do investimento estrangeiro foram canalizados para projectos na indústria extractiva.
A lista da Ernst & Young é liderada pela África do Sul, que recebeu 827 projectos de IDE entre 2003 e 2011. Seguiram-se Egipto, Marrocos e Argélia.

RM

No comments: