Friday 18 May 2012

COSATU PREVE REVOLTA POPULAR

A Confederação dos Sindicatos Sul-Africanos (Cosatu) advertiu, quarta-feira, ao Congresso Nacional Africano (ANC), no poder, da possibilidade da África do Sul se mergulhar em revolta popular, se não forem criados novos postos de trabalho, no país.
Zwelinzima Vavi, Secretário-Geral da Cosatu, disse que estão, praticamente, reunidas todas as condições para a África do Sul ser palco de revolta popular.
Vavi afirmou que o ANC deve, urgentemente, encontrar vias tendentes a resolver o problema de desemprego, sob risco de o país se mergulhar numa tensão.
Indicou que o partido está numa posição delicada, pelo que urge fazer introspecção, com vista a salvar-se ou prevenir a eclosão de revolta dos pobres.
O alerta surgiu um dia depois de apoiantes da Aliança Democrática (DA) marcharem defronte a sede da Cosatu, no centro de Joanesburgo, que acabou em caos.
Discursando numa conferência da Cosatu, Vavi advertiu que as políticas do ANC são exclusivas em relação aos pobres e desempregados.
“A África do Sul está numa situação delicada, similar a uma bomba relógio que a qualquer momento vai explodir, a semelhança da revolta estudantil do Soweto, contra o apartheid em 1976”, disse aquele dirigente sindical.
“Se nos preocuparmos mais com o poder enquanto a maioria está agastada, então a história irá julgar-nos”, acrescentou Vavi, vaticinando que “um país com esta magnitude de desemprego e que tolera, durante 18 anos, desigualdade crescente, e pobreza que humilha e mata o grosso da população, está perante uma bomba relógio”.
Contudo, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) publicou, nos princípios deste mês, dados que mostram que o desemprego na África do Sul se situa em 23,9 por cento, 70 por cento dos quais jovens, entre 15 e 34 anos.
Vavi alertou que se não houver mudanças, a breve trecho, o ANC assistirá a um cenário no qual a DA ganhará mais simpatia da classe trabalhadora.
Disse que os 3 000 simpatizantes que marcharam, na terça-feira, passarão para 6 000, nos próximos tempos.
A manifestação, de acordo com Vavi, reflecte ao facto de os sul-africanos estarem a perder confiança no ANC.
Acrescentou que protestos que se registam em vários pontos do país são uma indicação da África do Sul estar já a implodir, sublinhando que o que está a ocorrer em algumas partes da Europa também afectará a “terra do Rand”.
Afirmou que a manifestação da terça-feira, que causou confrontos entre apoiantes da DA e Cosatu, foi significativa para o próprio mapa político sul-africano, a avaliar que os apoiantes negros não foram mal intencionados em apoiar um partido maioritariamente branco.
“Eles aderiram a marcha por os seus estômagos estarem vazios e desesperados”, concluiu.

(AIM)

No comments: