Monday 30 January 2012

Na “Marginal”: Obras de emergência para travar erosão


O Conselho Municipal do Maputo está a preparar-se para intervir no sentido de evitar que a erosão costeira, que se assiste na Avenida da Marginal, corte a circulação rodoviária, enquanto não arrancam as obras de reabilitação geral da orla marítima.

Maputo, Segunda-Feira, 30 de Janeiro de 2012:: Notícias


Victor Fonseca, vereador de Infra-estruturas, disse ao “Noticias” que brevemente vão começar obras de emergência para a eliminação das crateras que ameaçam cortar a faixa de rodagem.
Os trabalhos consistirão no tapamento das crateras geradas pela erosão costeira e que em alguns pontos já destruiu parte significativa da estrada, obrigando as viaturas que circulam em sentidos opostos a partilhar a mesma faixa.
As intervenções servirão para garantir a circulação e segurança dos cidadãos, enquanto não arrancam as obras de reabilitação dos 13 quilómetros da orla marítima, actualmente em concurso público com vista à selecção do empreiteiro.
A reabilitação dos 13 quilómetros da orla marítima é financiada pelo Governo, Banco Árabe para o Desenvolvimento de África (BADEA) e a Arábia Saudita que já disponibilizaram 22,5 milhões de dólares norte-americanos.
A restauração visa proteger a orla da erosão progressiva devido à acção das águas do mar e do Homem.
O projecto inicial da reabilitação indica que as obras deverão durar um período máximo de 18 meses. As intervenções vão iniciar na zona da ponte-cais e prolongar-se-ão até ao bairro dos Pescadores.

No comments: