Monday 16 January 2012

MDM nas “intercalares” de Inhambane


O MOVIMENTO Democrático de Moçambique (MDM), reunido esta quinta-feira na Beira, concluiu haver condições políticas para que concorra na eleição intercalar de Inhambane, agendada para Abril próximo.

Maputo, Segunda-Feira, 16 de Janeiro de 2012:: Notícias

Falando a jornalistas, o secretário-geral do partido, Luís Boavida, afirmou que o Secretariado Executivo da organização tem vindo a receber apelos de vários quadrantes no sentido de participar no pleito naquela cidade do sul do país.
“Esta é uma das conclusões saídas da sessão ordinária do Secretariado-Geral que vai ser apresentada à Comissão Politica Nacional do partido que se reúne nos dias 21 a 22 de deste mês em Inhambane”, referiu Luís Boavida, precisando que caberá a este órgão máximo do partido deliberar.
Acrescentou que o Secretariado-Geral tem neste momento capacidade de preparar o partido para vencer o pleito, tal como aconteceu em Quelimane em Dezembro último, no qual o candidato do MDM, o académico Manuel Araújo, saiu vencedor.
Por outro lado, o presidente do MDM, Daviz Simango, disse que as pressões da eleição intercalar de Inhambane não devem desviar as atenções dos membros e simpatizantes para a realização do 1º congresso do partido, agendado para final deste ano, segundo decidiu a sessão da Comissão Política em Nampula no ano passado.
Aliás, dados em nosso poder indicam que no encontro de Inhambane, a Comissão Política do MDM deverá também abordar a realização de um encontro nacional de quadros da organização, agendado para os próximos meses na capital da província de Manica, Chimoio.
De acordo com o porta-voz deste partido, José Manuel de Sousa, este encontro irá ser decisivo não só em relação à data de realização da reunião de quadros, como também para a fixação das matérias que irão ser apreciadas na referida reunião.
“A Comissão Política Nacional vai encontrar-se para deliberar sobre a agenda do encontro de Manica, onde se espera que para além de se discutirem os temas mais candentes do partido, se faça uma avaliação do trabalho realizado ao longo de 2011 e perspectivar 2012”, disse.
Com efeito, prevê-se que mais de 50 militantes desta formação político-partidária, entre quadros seniores e membros simples do MDM, vão reunir-se dentro de dias na província de Manica.
“A reunião tem em vista avaliar as actividades planificadas a nível central, das sedes distritais, a sua execução e planificar, para o próximo ano, novas estratégias para as próximas eleições autárquicas de 2013”, afirmou de Sousa, para depois acrescentar que “nós queremos saber como nos posicionar como partido em todo este ano, tendo em conta que, próximo ano, vamos participar nas eleições autárquicas em todos os municípios do país. Queremos com isso trabalhar, este ano, com um único objectivo de participar para conquistar mais municípios”.
Os membros saudaram oficialmente a vitória de Manuel Araújo, em Quelimane, nas eleições intercalares decorrentes da renúncia forçada de Pio Matos, até então edil pelo partido Frelimo.
Deverão participar da mesma reunião quadros-delegados de níveis central, distritais, presidentes das ligas juvenis, secretários do partido, entre outros membros intervenientes directos desta formação política.

No comments: