Tuesday 3 January 2012

É importante mudarmos de atitude – afirma Dinis Matsolo, do Conselho Cristão de Moçambique

O Reverendo Dinis Matsolo, do Conselho Cristão de Moçambique (CCM), considera que cada ano é diferente do outro, sendo que a atitude de cada cidadão é importante para que o país possa desenvolver.
“A atitude e acção de cada um de nós são importantes neste processo de construção do país. Cada ano que passa sempre acumulamos e renovamos as nossas experiências. Politicamente, o ano de 2011 foi de muita turbulência. Não em Moçambique, mas a nível de África. Na verdade, houve muita turbulência no Continente Africano e no mundo. Houve manifestações na Tunísia, Egipto e Líbia que provocaram o derrube dos regimes locais. Não foram processos pacíficos. Espero que esses processos nos tenham ajudado a reflectir sobre o nosso papel como africanos. O mais importante é o diálogo, que deve ser aberto e inclusivo”, disse, acrescentando que, a nível interno, o ano foi politicamente marcado pela consolidação da paz, democracia e crescimento económico à altura das condições existentes.
“A crise económica e financeira internacional desafiou-nos a tomarmos medidas de contenção. Isso marcou os moçambicanos. Mas não se justifica que um país como Moçambique, com tantos recursos, não tenha sucessos neste domínio. Continuamos, por exemplo, a importar tomate, cebola, repolho e outros produtos. Significa que temos de nos aplicar na produção e produtividade. Temos de responder ao apelo do Presidente da República, para conseguirmos, como povo, desafiar, com sucesso, a pobreza”, afirmou.

Notícias

No comments: