Friday 27 January 2012

Mesmo com tendência de dissipar-se: “Funso” ameaçador ainda cativa atenções


Enxurradas na cidade de Maputo.


O CICLONE Tropical “Funso” de categoria 3 continua a deslocar-se para o sul do canal de Moçambique, podendo afectar Maputo com aguaceiros fracos (menos de 10 milímetros em 24 horas) e ventos fortes superiores a 60 quilómetros por hora, principalmente nos distritos costeiros da Manhiça e Marracuene. Esta é a sua nova movimentação depois que fim-de-semana deixou apreensivas diversas regiões de Sofala e Zambézia.

Maputo, Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2012:: Notícias

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, às 17.00 horas de ontem o sistema encontrava-se a cerca de 460 quilómetros da costa da cidade de Inhambane, com ventos máximos superiores a 170 quilómetros por hora, deslocando-se para sueste a uma velocidade de 8 quilómetros por hora.
O fenómeno é responsável pelos aguaceiros ou chuvas em regime moderado a forte (30 a 50 milímetros de precipitação em 24 horas), acompanhadas de trovoadas e ventos fortes superiores a 70 quilómetros por hora que continuam a afectar as províncias de Inhambane (distritos de Zavala, Inharrime, Panda, Jangamo, Homoíne, cidade de Inhambane, Morrumbene, Massinga, Vilankulo e Inhassoro) e Gaza (distritos de Bilene, Xai-Xai e Mandlakazi).
Aquela entidade prevê a continuação de períodos de aguaceiros ou chuvas em regime moderado a forte (30 a 50 milímetros em 24 horas), acompanhadas de trovoadas e ventos moderados (30 a 50 km/h) nas províncias de Tete (distritos de Zumbo, Macanga, Angónia e Moatize), Zambézia (distritos de Milange, Namarrói, Gurúè, Maganja da Costa e Pebane), Manica (Guro e Tambara), província do Niassa e ainda ao longo da faixa costeira da província de Nampula (distritos de Angoche, Mossuril e Mongicual) durante o dia de hoje e amanhã devido à interacção entre Zona de Convergência e Intertropical e o Ciclone Tropical situado no Canal de Moçambique.
O INAM continua a recomendar a tomada de medidas de precaução e segurança, principalmente para a navegação marítima na costa de sul de Sofala, Inhambane, Gaza e Maputo. O ciclone Funso é o que mais tempo residiu na costa moçambicana durante a presente época chuvosa. Desde que se formou a 18 de Janeiro só deve dissipar-se dez dias depois, enquanto a Tempestade Dando durou apenas três dias.
Entretanto, a Hidroeléctrica de Cahora Bassa vai aumentar as descargas a partir de hoje, passando dos anteriores 1950 metros cúbicos por segundo para 3000. A Direcção Nacional de Águas deu conta ontem que a HCB vai abrir parcialmente um descarregador, facto que resultará no incremento dos níveis hidrométricos a jusante, não se prevendo atingir o nível de alerta em toda a rede de estações, com excepção de Marromeu. Mesmo assim, apela-se à tomada de medidas de precaução.
Na bacia do Incomáti os níveis hidrométricos em Magude e na Manhiça encontram-se ainda altos, condicionando a transitabilidade das estradas como Maragra-Calanga e Maragra-Munguine. Prevalecem inundações localizadas nas zonas baixas e nos povoados de Mangavilana, Maragra-Sede, Chichongue, Bairro 171, Nandja e Chimovana.
Na bacia do Limpopo há inundações localizadas nas aldeias de Languene, Nguava, Zicai, Phicho, Mahaguene, Massaingue, Gumbane, Agostinho Neto, Cumbane, Nhacomene e Mahelene.
A DNA recomenda, por isso, às autoridades locais, agentes económicos e a sociedade em geral para tomada de medidas de precaução, mantendo os equipamentos e bens em zonas seguras e evitar a travessia do leito dos rios, devido a turbulência e corrente das águas.

No comments: