Friday 13 January 2012

MDM avança para eleição intercalar de Inhambane

Marcada para Abril deste ano

A 1ª sessão ordinária do secretariado-geral do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) havido ontem na Beira concluiu que existem condições políticas para que esta formação política concorra na eleição intercalar de Inhambane, agendada para Abril próximo. De acordo com o secretário-geral do MDM, Luís Boavida, que presidiu à referida sessão, o secretariado-geral, órgão executivo, tem vindo a receber chamadas telefónicas a encorajar o partido no sentido de participar na eleição intercalar de Inhambane.
“Esta é uma das conclusões saídas da sessão ordinária do secretariado-geral que vai ser apresentada à Comissão Politica Nacional do partido que se reúne nos dias 21 a 22 de deste mês em Inhambane”, referiu Luís Boavida, precisando que caberá este órgão máximo do partido deliberar.
Acrescentou que o secretariado-geral tem neste momento a capacidade de preparar o partido na mobilização para vencer o pleito, tal como aconteceu em Quelimane.
Entretanto, o presidente do MDM, Daviz Simango, disse que as pressões da eleição intercalar de Inhambane não devem desviar as intenções para a realização do 1º congresso do partido, agendado para final deste ano, segundo decidiu a sessão da Comissão Política em Nampula no ano passado.
Contudo, referiu que é com base nas actividades planificadas e organizadas que a sua formação política pode continuar a arrastar diversas classes e estratos sociais interessadas na transformação e mudança social do país.
De acordo com Simango, os princípios fundamentais da construção do MDM devem ser na base de acções, sem no entanto descurar a observância da disciplina interna. “Por isso, apelo a todos os quadros do nosso partido para muita responsabilidade, dedicação e respeito às bases. Isto fará com que Moçambique seja de facto para todos”, disse, apelando à manutenção do espírito de equipa, assegurando que cada membro complemente o outro, sem protagonismo.
A 1ª sessão ordinária do secretariado-geral também analisou e aprovou positivamente o desempenho dos departamentos que constituem aquele órgão do MDM, nomeadamente os relatórios financeiros, com maior destaque para a disciplina financeira e o sistema de prestação de contas, e o desempenho das dez delegações políticas provinciais, incluindo a da cidade de Maputo, durante o ano 2011.


Diário de Moçambique

No comments: