Wednesday 4 January 2012

Moçambique pagará USD 105,9 milhões da sua dívida externa este ano

Moçambique deverá desembolsar, ao longo deste ano, cerca de 105,9 milhões de dólares norte-americanos para o pagamento da sua dívida externa actualmente estimada em cerca de 3,6 biliões de dólares norteamericanos.
Por outro lado, projecções do serviço da dívida pública interna indicam que este 2012 serão liquidados cerca de 515 milhões de meticais, depois de terem sido pagos 1,004 milhões de meticais da mesma dívida interna, em 2011, projectando- se pagar 216 milhões de meticais, em 2013.
Fonte competente da Direcção Nacional do Tesouro do Ministério das Finanças indica que, devido ao vencimento progressivo das Obrigações do Tesouro (OTs) já emitidas, o nível do serviço da dívida interna a ser observado passará de 1,456 milhões de meticais, em 2009, para 216 milhões de meticais, em 2013.

Dívida externa

A mesma instituição explica, entretanto, que o aumento progressivo da rubrica de capital da dívida externa moçambicana em cerca de 71%, entre 2009 e 2013, ficará a dever-se ao término dos períodos de graça de alguns empréstimos, o mesmo verificando-se em relação aos juros que aumentarão em 39%, no mesmo período.
Contudo, apesar destes aumentos progressivos do valor de capital e de juros, a dívida externa moçambicana manter-se-á “a níveis sustentáveis”, segundo o ministro das Finanças, Manuel Chang.
A dívida externa moçambicana chegou a registar um saldo de seis biliões de dólares norte-americanos que caiu para os actuais cerca de 3,6 biliões de dólares devido ao perdão parcial da mesma, graças às negociações feitas pelo Governo junto de credores externos, no âmbito das iniciativas HIPC (Países Pobres Altamente Endividados) e MDRI (iniciativa para o Alívio da Dívida Multilateral).
O facto contribuiu para a dívida externa moçambicana passar de 4,8 biliões de dólares, em 2004, para USD 3,6 biliões, em 2008, “melhorando assim todos os indicadores de sustentabilidade da dívida pública”, segundo ainda Manuel Chang.

Correio da Manhã, citado em A Verdade

No comments: