Thursday 15 December 2011

Reabilitação do Mercado Central: Primeira fase concluída em Março próximo


A primeira fase de obras de reconstrução do Mercado Central, na baixa da cidade do Maputo, deverá estar concluída em Março próximo segundo garantias do pelouro de Mercados e Feiras.

Maputo, Quinta-Feira, 15 de Dezembro de 2011:: Notícias

“A conclusão da primeira fase estava prevista para finais do presente mês, mas verificou-se que os trabalhos técnicos a realizar são mais complexos. Além das bancas, do chão e tecto, era preciso renovar as lojas do lado exterior do mercado. Tivemos, de igual forma, de esperar pelo fiscal das obras à luz das regras administrativas”, disse-nos Arnaldo Monteiro, director de Mercados e Feiras no Conselho Municipal da capital.
No quadro das obras, está já em curso a montagem de novas bancas de betão no edifício principal do Mercado Central do Maputo no quadro do projecto de reabilitação que arrancou em Julho passado. As obras da primeira fase abrangem a infra-estrutura frontal, do lado da Avenida 25 de Setembro, erguida em 1901.
De acordo com Arnaldo Monteiro, o empreiteiro tem estado a executar os trabalhos dentro do contrato.
A nossa Reportagem visitou aquela infra-estrutura, tendo encontrado os técnicos da empresa Soares da Costa, empenhados na montagem das bancas. Outros ocupavam-se da reabilitação do tecto que contará com um novo revestimento. Parte do chão já foi renovado com um novo betão.
Orçada em 62 milhões de meticais, a reabilitação do Mercado Central será feita em três fases. A primeira é aquela que está em marcha que consiste na regeneração da parte frontal. Na segunda, será feita a cobertura e na última prevê-se que sejam feitos retoques visando devolver a imagem original, visto que a ideia é manter a estrutura arquitectónica centenária.
Enquanto isso, os vendedores colocados em bancas provisórias do lado da Avenida 25 de Setembro, manifestaram a sua apreensão com relação ao ritmo das obras pois esperavam retornar às suas actividades no interior do mercado, ainda no mês corrente.
Segundo disseram, a reabilitação é bem-vinda, mas perderam parte dos seus clientes tudo porque os compradores estavam habituados a encontrá-los nas antigas bancas. Como tal, instaram ao empreiteiro no sentido de acelerar a execução dos trabalhos.

No comments: