Tuesday 6 December 2011

Maputo fascina-me – Bridget Hilton Barber


A sul-africana, Bridget Hilton-Barber, acaba de lançar no seu país um livro sobre as suas visitas à cidade de Maputo e a algumas zonas da região sul de Moçambique.
Na verdade, ela descreve a publicação mais como um Guia turístico da capital moçambicana e a, enriquecida com bonitas imagens do seu parceiro, Richard Chipps.
Hilton-Barber explicou, no lançamento da obra, as razões que a levaram a publicar o livro. Ela Disse: "Depois dos muitos anos de viagens por várias cidades do mundo, conclui que para algumas delas o prazer é instântaneo e se esquece e outras você tem que regressar sempre; é o caso de Maputo. Visitei esta cidade e fiquei encantada. Percebi que tinha de partilhar esse amor e essa foi a chama por detrás da escrita deste livro”.
Acrescenta que, todas as vezes que retorna à capital moçambicana, fica espantada com o quanto ela muda de dia para dia, ano para ano. Fica fascinada com o que chama de “uma interessante mistura do africano, português, as influências indianas e brasileiras na cidade”.
Chama depois a atenção para um renascimento cultural que vai acontecendo na cidade. E destaca que “você pode sair de casa a qualquer hora da noite e vagar de lugar para lugar e haverá sempre uma banda a tocar ao vivo. As actividades culturais são fantásticas. Há uma positiva colaboração internacional com países como Espanha, Portugal e França. É muito inspirador”.
Na cerimónia que marcou o lançamento do livro, Hilton-Barber fez questão de exibir, com orgulho, uma peça de arte do escultor moçambicano Gonzalo Mabunda, construída a partir de artefactos de guerra enferrujados, simbolizando a paz, a natureza não-violenta dos moçambicanos e dos residentes de Maputo.

RM

No comments: