Thursday 29 December 2011

Chuvas denunciam velhos problemas


AS chuvas que caíram ao final do dia de ontem, na cidade do Maputo, voltaram a denunciar velhos problemas, nomeadamente a deficiência na evacuação das águas pluviais, particularmente na Avenida 25 de Setembro.


Maputo, Quinta-Feira, 29 de Dezembro de 2011:: Notícias


A precipitação, que não surpreendeu, uma vez anunciada pelas autoridades de meteorologia, é bem-vinda, mas quando as estradas ficam intransitáveis, como aconteceu ali na esquina entre a Samora Machel e 25 de Setembro, tal não deixa de transtornar.
Mesmo depois do alerta lançado pelo INAM, muitos cidadãos foram surpreendidos no seu percurso para casa e muitos outros, sem alternativas, tiveram de atravessar o “rio” formado pela torrente que descia encosta abaixo até a 25 de Setembro, onde normalmente se concentram.
As águas, na sua fúria habitual, não deixaram de entrar nalguns estabelecimentos comerciais das redondezas. Transtorno maior foi para os automobilistas que, pretendendo transitar pela avenida para tomar a Samora Machel (a Vladmir Lenine tem sentido único) ou mesmo caminhar em frente, não podiam fazê-lo. De qualquer forma, fica um aviso às autoridades municipais de que depois de terem feito um trabalho visível no que se refere à abertura de mais canais para a drenagem das águas, pecam por não fazer uma manutenção ideal.
Na presente estação chuvosa, praticamente não houve um trabalho antecipado de limpeza e mesmo as varredoras das ruas não removem o lixo, que depois entra nas sarjetas.
A imagem do nosso colega Juma Capela é elucidativa do cenário vivido em poucos minutos de precipitação.

No comments: