Monday 26 December 2011

Natal e dia da família: Festas à medida do custo de vida

MESMO no meio de um ambiente de austeridade ditada pelo elevado custo de vida, a família moçambicana festejou. Foi possível registar um pouco por todo o país a realização de animados convívios familiares muito tranquilos.

Maputo, Segunda-Feira, 26 de Dezembro de 2011:: Notícias

A tradicional celebração do Nascimento de Jesus Cristo (Natal para os cristãos) foi assinalado sábado último com apelos renovados para a paz. Tal foi reafirmado nas homilias proferidas nos vários cultos realizados por ocasião da vigília natalícia. A circunstância serviu igualmente para assinalar, através do baptismo, a entrada de novos membros para a comunidade cristã.
A-propósito do Natal, o Arcebispo de Maputo, Dom Francisco Chimoio disse que os cristãos e todas as pessoas de boa vontade devem se empenhar na preservação da paz através do diálogo sincero, franco e transparente, mútua aceitação e tolerância. Indicou que a paz deve ser algo que deve ser cultivado diariamente.
O reverendo Marcos Macamo, do Conselho Cristão de Moçambique, desejou que o espírito natalício contagie a todos os moçambicanos que devem procurar sempre trilhar pelo bem.
Apesar dos receios inicialmente suscitados pela alta de preços e limitações na oferta de alguns dos produtos mais procurados pelos cidadãos, a festa foi, em algum momento, de pompa e circunstância para as famílias moçambicanas, que se juntaram em ambientes circunscritos para celebrar a vida e reflectir sobre os desafios da actualidade.
De todo o país chegam-nos informações dando conta que os cidadãos não se pouparam a esforços e, apesar das dificuldades, conseguiram juntar iguarias para a festa. Nalguns casos, as famílias juntaram membros que não se viam há muito tempo, facto que acabou proporcionando um valor acrescentado.
A ligeira descida de temperatura e chuva havida no sábado, sobretudo na região sul do país, acabou condicionado a rotina da festa e ditou muitas ausências às tradicionais missas.
Enquanto isso, centenas de pessoas ficaram retidas durante várias horas na terminal da Junta, sobretudo vindas da África do Sul, à procura de transporte para se fazerem aos vários destinos em particular às províncias de Gaza e Inhambane.
Segundo um balanço preliminar divulgado pela Polícia, não houve, em todo o país, registo de casos de grande monta, tanto acidentes de viação como agressões físicas, situação que, de acordo com a corporação, pode ser resultado do trabalho de sensibilização que vem sendo realizado pelas autoridades visando garantir uma quadra festiva ordeira e tranquila.
Dados facultados à nossa Reportagem dão conta do registo de três acidentes de viação que resultaram em 42 feridos, dois quais nove em estado grave. Na Zambézia foram reportados dois acidentes, que resultaram na morte de uma pessoa e ferimento de outras duas.

No comments: