Friday 25 November 2011

Antiga FACIM reduzida a escombros: vem aí um moderno complexo de restaurantes, hóteis e escritórios


As instalações da ex-FACIM, nomeadamente o conjunto de pavilhões que albergaram exposições de vária natureza durante cerca de 60 anos, já estão praticamente reduzidas a escombros, prevendo-se que a breve trecho seja erguido no local um complexo que inclui restaurantes, hotéis, escritórios, entre outros.
A demolição das instalações, segundo escreve o jornal Notícias, iniciou há sensivelmente mês e meio, restando neste momento apenas alguns poucos escritórios como é o caso do local onde funcionou a CTA e ainda o complexo Macaneta, para além do muro de vedação que ainda não foi removido.
Toneladas de entulho, ferro, madeira, entre outros materiais são o testemunho do que em tempos constituiu o lugar de atracção de centenas de citadinos, particularmente nos meses de Agosto, quando era aberto para acolher a tradicional feira.
O presidente do município do Maputo, David Simango, é citado pelo jornal Notícias a afirmarem que foram cumpridas as demarches legais e as obras de demolição foram autorizadas conforme mandam as posturas.
Questionado sobre se já havia algum projecto em concreto para o local, Simango indicou que se tal existe ainda não foi submetido à consideração do município. Até aqui, segundo Simango, a edilidade apenas foi posto ao corrente sobre o que constitui o pensamento dos proprietários.
As instalações da FACIM foram vendidas a um grupo imobiliário designado Constellation a 12 milhões de dólares norte-americanos, em 2009.

A história da FACIM

A FACIM é uma feira comercial, espaço privilegiado onde se juntaram durante 60 anos produtores, vendedores, investidores, importadores, exportadores, compradores, etc. A sigla FACIM significava Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Moçambique.
Desde o presente ano, a FACIM é realizada no novo espaço no distrito de Marracuene num local onde estão a ser erguidas novas construções de raiz. A edição deste ano decorreu em tendas.
O objectivo principal da FACIM é a promoção das trocas comerciais, estimular a produção e o consumo, e a integração económica de Moçambique na economia mundial.
A 1ª edição da Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Moçambique foi inaugurada no dia 24 de Julho de 1965. Em 1950, os terrenos da zona compreendida entre a Rua Belmiro Muianga e Escola Náutica, Av. 25 de Setembro e Av. 10 de Novembro albergaram a Exposição do Mundo Português, que assinalou a visita do General Óscar Carmona, Presidente da República Portuguesa, à então Colónia de Moçambique.
A FACIM surgiu por iniciativa de um grupo de colonos portugueses ligados a variados interesses financeiros e agrícolas, com o objectivo de demonstrar a vitalidade económica da então província de Moçambique.
No entanto, foi em 1978, após a independência, que o recinto registou o maior certame de todos os tempos. Ao todo 403 mil pessoas visitaram a feira, presenciando os produtos de 866 expositores distribuídos por 120 pavilhões nacionais e 40 internacionais, dos quais 25 países e 15 empresas privadas estrangeiras. Foi ocupada na circunstância uma área total de 32.715 metros quadrados.

RM

No comments: