Monday, 7 June 2010

Aproveitar o Mundial de Futebol para alertar para o tráfico de crianças

A organização não governamental Save the Children (SC) vai aproveitar o Mundial de Futebol na África do Sul para lançar em Moçambique a campanha Open Your Eyes, destinada a alertar para o tráfico de crianças.
A campanha começa hoje a passar nas televisões moçambicanas e quer aproveitar a movimentação de pessoas que o Mundial de Futebol na vizinha África do Sul vai provocar. A SC, com delegação em Maputo, apela à protecção das crianças e à migração segura de crianças e jovens.
“Esta campanha está enquadrada no trabalho de combate ao tráfico que a Save the Children tem para 2010 e, havendo um evento mundial que atrai tanta atenção, considerámos ser uma boa oportunidade para passar mensagens positivas e dizer aquilo que nos preocupa”, contou à Lusa Ilundi Cabral, do sector do combate ao tráfico da SC.
“Esta campanha vem reforçar o trabalho de prevenção que temos feito junto das comunidades com elevados índices de migração interna e imigração”, salientou.
A organização conta com o apoio do futebolista e ex-capitão da selecção de futebol de Moçambique, Manuel Tico Tico, que será o rosto da campanha. Um rosto “popular e amigável” que, segundo a activista, vai estar associado a alguns produtos e eventos.
“A questão do veículo que passa a mensagem é muito importante e se queremos chegar às crianças e aos jovens, temos de ter alguém que seja apelativo”, explicou Ilundi Cabral.
Para Tico Tico, “esta campanha tem muita importância e não deve ser apenas uma coisa de agora, tem de ser feita sempre”. O próprio futebolista confessou que “não tinha noção” da gravidade do problema.
“Tem de haver mais controlo, as crianças devem evitar viajar sem passaporte, devem avisar sempre os familiares e manter o contacto com eles”, alertou.
Para que chegue a todos, incluindo adultos, jovens e turistas que visitem Moçambique, a campanha vai ter diferentes produtos para cada público alvo, alguns dos quais específicos para o mundial, outros mais abrangentes e que poderão continuar a ser utilizados após o evento desportivo.
Haverá as componentes de rádio, televisão, teatro, materiais impressos, como outdoors e postais, e ainda um documentário, focado em três casos de crianças que passaram por processos de migração, um dos quais tráfico para casamento prematuro na África do Sul.
De acordo com Ilundi Cabral, o documentário vai começar a circular hoje e talvez venha a ser divulgado noutros países. Quanto ao spot televisivo, vai ser divulgado a partir do início da semana, sendo que alguns outdoors já estão afixados e que os postais vão ser distribuídos em breve nos aeroportos, com o apoio de algumas linhas aéreas. Já os programas de rádio serão mais usados nas zonas rurais, dada a falta de acesso à televisão e o elevado índice de analfabetismo das populações, com recurso às línguas locais.
A pobreza, a falta de acesso à educação, o desemprego e a violência familiar leva a que as crianças facilmente saiam de casa, disse a responsável.
O projecto prolonga-se até Dezembro.

Notícias Lusófonas


NOTA DO JOSÉ = O Notícias de hoje, publica um texto interessante sobre este tema, intitulado "“Mainato” Malangatana contra “sem vergonha” raptores de menores". Leia aqui.

Ainda sobre este importante e preocupante tema, o CANALMOZ publicou na semana passada um texto intitulado "Moçambique sem plano de combate ao tráfico de pessoas". Confira aqui.

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