Wednesday 11 November 2009

Maputo parou para festejar aniversário



MAPUTO parou ontem para festejar o 122º aniversário da sua elevação à categoria de cidade. Diversas actividades culturais, recreativas e desportivas marcaram a passagem da data envolvendo os seus munícipes que acorreram em massa às acções programadas.
O ponto mais alto das celebrações compreendeu a cerimónia de deposição de coroa de flores no monumento erguido em homenagem aos heróis moçambicanos, seguida de inauguração de um dos troços da Rua da Resistência, depois de beneficiar de uma reabilitação. Os actos foram dirigidos pelo chefe da edilidade, David Simango, que para além de congratular os munícipes aproveitou a ocasião para definir aquilo que são os principais desafios que se apresentam ao seu Executivo para a melhoria das condições de vida nos próximos tempos na urbe.
Antes das actividades de ontem, que também compreenderam o lançamento do livro “Maputo – Cidade das Acácias” e de um passeio de crianças pela baía no “ferry-boat” Mpfumo, a Praça da Independência, nos Paços do Município, foi palco de um mega -concerto musical que contou com a actuação de diversos artistas musicais da nossa praça. Foram cerca de 12 horas de muita música, dança e animação com centenas de munícipes oriundos de diferentes zonas residenciais, não apenas da cidade aniversariante, mas também da vizinha Matola.
O Presidente do Conselho Municipal, David Simango, considerou o 10 de Novembro de um dia especial para cidade-capital do país, pois passam 122 anos desde a elevação de Maputo àquela categoria, sendo que, no entanto, continua a enfrentar alguns desafios que se resumem principalmente em três domínios, nomeadamente de prover os munícipes de serviços básicos, tais como infra-estruturas de saneamento, estradas, hospitais, abastecimento de água.
Outro desafio que apontou é de tornar o município sustentável para o que, segundo disse, os residentes da cidade terão que contribuir para o seu crescimento saudável. Referiu-se ao facto de existirem muitas queixas sobre o atendimento no município, problemas de gestão transparente do solo urbano, para o que definiu como prioridade da edilidade a capacitação institucional dos seus quadros e serviços para que seja digna servidora dos munícipes. Aliás, as comemorações de ontem serviram também de momento para se fazer uma reflexão sobre os vários problemas que enfermam a urbe.
As actividades comemorativas que terminam hoje com a realização da cerimónia de inauguração da Terminal Rodoviária Internacional da baixa da cidade de Maputo, compreenderam também um festival de gastronomia, a travessia Maputo/Catembe, uma competição de “txchova” e a oferta de um almoço a idosos.


( Notícias, 11/11/09 )

No comments: