Thursday 12 November 2009

Enchimento de urnas e inutilização de boletins de voto pesaram nos resultados finais

– Joseph Hanlon, boletim da AWEPA/CIP

Maputo (Canalmoz) - O pesquisador e jornalista britânico, autor do livro «Há mais Bicicletas – mas há mais Desenvolvimento?», que durante este período eleitoral editou o Botim especial sobre estas eleições em nome da AWEPA e do CIP, disse ontem, reagindo aos resultados eleitorais, que o “enchimento das urnas e inutilização dos boletins de votos”, acto praticado pelos membros das mesas de assembleias de voto, para prejudicar os candidatos da oposição “interferiram nos resultados finais das eleições legislativas de 28 de Outubro”.
Segundo Hanlon, que diz dispor de equipa de pesquisadores espalhados pelo país, que observaram o processo eleitoral, na província de Tete, as referidas práticas fraudulentas, “fizeram a Renamo perder pelo menos um deputado”.
Questionado por um jornalista se tinha a certeza de que os escrutinadores praticaram o enchimento de urnas e inutilização de votos, Hanlon respondeu com um sim categórico, fundamentando que “não é possível que numa mesa de voto haja cerca de 20% de boletins inúteis. Isso implica que houve inutilização de votos”.
Sobre o enchimento, Hanlon evocou o exemplo de algumas assembleias de voto da província de Gaza, onde a afluência dos eleitores foi de 100% e com cerca de 99% dos votos a favor do candidato da Frelimo.
O pesquisador da AWEPA entende que “isso não é possível, tanto que significaria todos eleitores inscritos, todos foram votar”.
Hanlon não hesitou também em dizer que o enchimento e inutilização dos votos foram cometidos pelos escrutinadores, “a mando da Frelimo, pelo menos em alguns casos”, que diz ter a certeza.

(Borges Nhamirre, CANALMOZ, 12/11/09)

No comments: