Thursday 29 September 2011

Organização defende maior pressão para redistribuição da riqueza

Maputo, 29 set (Lusa) -- O Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil (MASC), uma ONG moçambicana que atua no fortalecimento de organizações da sociedade civil, defendeu hoje o aumento da "pressão" sobre o Governo para a redistribuição dos rendimentos da economia nacional.
O MASC advogou a correção das assimetrias sociais no país durante a II Conferência Internacional sobre "Troca de Experiência em Monitoria e Advocacia da Governação", que terminou hoje em Maputo.
"Devemos aumentar o nosso grau de pressão para uma melhor redistribuição da renda em Moçambique. Devemos aumentar a nossa capacidade de mobilização social para que a nossa participação na formulação de políticas públicas tenha maior peso e não seja confinada aos grandes centros urbanos", disse o diretor do MASC, João Pereira.
As organizações da sociedade civil moçambicanas, segundo o diretor do MASC, devem mobilizar os segmentos da população excluída dos benefícios económicos e sociais para participarem na formulação de políticas públicas.
João Pereira enfatizou que os direitos aos principais serviços públicos ainda continuam sonegados a uma grande parte da população moçambicana, uma insuficiência que impõe o seu envolvimento na elaboração das estratégias de desenvolvimento do país.
"Devemos chegar lá onde os outros não chegam. Devemos buscar novas formas de representação dos excluídos nos processos de formulação de políticas públicas", afirmou João Pereira.
Por seu turno, Adriano Nuvunga, pesquisador do Centro de Integridade Pública (CIP), que apresentou um tema sobre a monitoria do orçamento do poder local, afirmou, com base em estudos da sua organização, que mais de metade das atividades orçamentadas pelos governos distritais não conseguem financiamento do Orçamento do Estado.
"O plano orçamental elaborado pelos governos distritais é um trabalho não confiável porque mais de metade das suas atividades não encontram financiamento do Orçamento do Estado", sublinhou Adriano Nuvunga.

No comments: